domingo, 28 de novembro de 2010

A Velha Religião


A Lua já foi objecto de adoração dos povos do mundo todo. Havia um elo entre a Lua, a fertilidade e os nascimentos, e era feita alguma associação entre os ciclos menstruais das mulheres e o ciclo da Lua.
Antes de o cristianismo ter-se tornado a religião dominante na civilização ocidental, havia muitos deuses. Entre os mais comummente adorados estavam as deusas da Lua, chamadas por muitos nomes, inclusive Diana, Ártemis e Hécate. As pessoas recorriam a ela para garantir a fertilidade, os partos sem problemas, as boas colheitas e o sucesso nas caçadas.
Pela Europa toda, nos milénios anteriores ao cristianismo, predominava a religião da Lua. Eram rotineiros os rituais, cerimónias e festas da Lua Cheia. Algumas Luas Cheias eram consideradas particularmente poderosas e sagradas.
Conhecida agora pelo nome de wicca, a Velha Religião era uma prática espiritual baseada em séculos de observação da maneira como a Lua e outras forças naturais interagem com as plantas, os animais e os seres humanos. A velha palavra anglo-saxônica Wicca significa simplesmente conhecimento, e incorporava o conhecimento de quando plantar, caçar e pescar,e como curar usando plantas, ervas e outros meios naturais. Até hoje os fazendeiros sabem observar a Lua para as épocas de plantio e colheita. Da mesma forma, os pescadores estudam na observação da Lua as melhores épocas para pescar.
A Lua corresponde ao lado mais feminino das pessoas e a Velha Religião era em si uma celebração do aspecto feminino da natureza.

fonte: Donna Cunningham, A influência da Lua no seu Mapa Natal

Sem comentários: