quarta-feira, 10 de novembro de 2010

10. Os efeitos das Estações e dos 4 angulos


"Eis portanto as virtudes das estrelas como elas foram observadas pelos Antigos; mas é preciso também considerar as estações do ano: a primavera, o verão, o outono e o inverno.
Na primavera, a humidade é muito abundante, porque o frio tendo passado, a humidade começa a espalhar-se por meio do calor. O verão é mais quente, porque nesse tempo o Sol aproxima-se mais perto do nosso ponto vertical. O outono é mais seco, porque as humidades secaram com a ajuda do calor passado. O inverno é mais frio, porque então o Sol se afasta mais do ponto que está sobre a nossa cabeça. (o Zénite)
Ora apesar de que não haver nenhum começo no Zodíaco, visto que é um circulo, estabeleceram para primeiro signo o Carneiro, onde se faz o equinócio da primavera, fazendo da grande humidade da primavera a primeira parte do Zodíaco como se ele fosse um animal vivo, enumerando em seguida as outras estações do ano, porque todos os animais na sua primeira idade, enquanto são tenros e delicados, abundam em humidade, assim como faz a primavera. Em seguida, na segunda idade, enquanto o vigor ai permanece, eles têm mais calor, como reparamos no verão. Ao terceiro, quando a força se torna mais langorosa, e quando ela começa a consumir-se, a secura então é maior, assim como no outono. Na última idade e que está também mais próxima da morte, encontra-se mais frio, assim como no inverno."

Ptolomeu, A Tetrabiblia

tradução do francês de E. Matos e Silva

Sem comentários: