sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Parte da Fortuna

A parte da Fortuna tem caracteristicas semelhantes às do planeta Júpiter - indica a sorte, as alegrias, a riqueza, as oportunidades e a fortuna.

Tanto de dia como de noite, vós tirareis a parte da Fortuna, do número de graus que estão depois do Sol até à Lua; é a saber, de tal modo, que o quanto o Sol e a Lua estejam afastados, tanto segundo a sucessão de signos, é preciso pôr o intervalo entre o Ascendente e a parte da Fortuna.; e onde essa conta acabar, esse grau e esse lugar será a parte da Fortuna. Assim a mesma posição que tem o Sol ao Ascendente, a Lua a tem à parte da Fortuna essa parte da Fortuna será o Ascendente lunar (Ou nocturno, diz o interprete anónimo, que considero Porphyre.)
[ Mas é preciso considerar qual é o luminar que segue o outro, na sucessão de signos. Porque se a Lua segue o Sol segundo a sucessão de signos la parte da Fortuna contar-se-á também depois o horóscopo seguindo a mesma sucessão. Mas se a Lua preceder o Sol, a parte da Fortuna numerar-se-á do Ascendente contra a sucessão dos signos.
No caso daqueles que nasceram de noite, conta-se a Lua até ao Sol, e em seguida ( de um modo diferente do primeiro) põe-se esta contagem sobre o Ascendente contra a sucessão dos signos; assim esse será a localização da parte da Fortuna, e a mesma posição será encontrada]


Tetrabiblia, livro III, Ptolomeu

Sem comentários: