domingo, 13 de março de 2011

Coordenadas horárias


As coordenadas horárias são um tipo especial de coordenadas equatoriais. A diferença em relação às coordenadas equatoriais é que estas têm como referencia não a direcção dos equinócios mas sim um eixo ligado ao movimento da Terra. Esta referência angular é o meridiano de Greenwich.
Há necessidade de conhecer, numa determinada data, convencionalmente o dia 1 de Janeiro de cada ano às 0 horas, tomada como base a direcção do meridiano de Greenwich. Ao ângulo que faz nesse instante o meridiano de Greenwich com a direcção do ponto vernal chama-se "TSO", "Tempo Sideral de Greenwich às 0 horas". Essa é a longitude média da Terra nessa data de referência.

Uma vez que o ângulo entre os meridianos e a direcção de um astro não é o mesmo para diferentes lugares que se encontrem em meridianos diferentes, os ângulos horários dos astros também diferem.
A hora solar é definida pelo ângulo horário do Sol e por isso varia segundo os lugares. O Tempo solar determinado pelo ângulo horário do Sol chama-se tempo solar local.

Chama-se dia sideral ao intervalo de tempo entre duas passagens sucessivas homologas do ponto vernal. O instante da sua passagem superior é adoptado com o início do dia sideral. O tempo sideral é medido pelo ângulo horário do ponto vernal.

Sem comentários: