terça-feira, 15 de março de 2011

Anos - Tropical, Sideral, Juliano e Gregoriano


Ano Tropical
O ano tropical é o tempo que a terra leva, partindo de um ponto determinado da sua trajectória elíptica a voltar a esse mesmo ponto depois de ter efectuado uma trajectória em torno do Sol. Como a Terra também gira em torno do seu próprio eixo, a orientação de qualquer ponto da sua superfície em relação ao Sol não será sempre a mesma ao fim do ano tropical. Por isso o ano tropical não tem um número exacto de dias.

Ano Sideral
É o tempo necessário para que a longitude média da Terra retome o mesmo valor em relação a uma referência fixa após uma revolução em torno do Sol. O ano sideral é de 365,25636

Ano Juliano
O ano juliano é de 365,25 dias civis. Três anos de 365 dias são seguidos de um ano de 366 dias. O nome deste calendário veio pelo nome de quem o introduziu, Júlio César, no ano 45 da nossa era.

Ano Gregoriano
O calendário Gregoriano foi instaurado em 1582 pelo Papa Gregório XIII, a partir de calendários da antiguidade, é por ele que se regem quase todas as datas civis do mundo. Apesar de ser um calendário eminentemente solar permite a determinação de datas que também envolvam a Lua. Vale 365,2422 dias médio solar. O atraso verificado progressivamente é aproximadamente compensado suprimindo 1 dia a cada 100 anos, não contando como bissextos os anos seculares exactos, salvo todos os 400 anos (aqueles em que o número de séculos é divisível por 4). O ano 2000 foi um ano bissexto assim como o foi 1600.


fonte: Curso de Astrologia, João Martins

Sem comentários: