
A Astrologia como Conhecimento e Auto-Conhecimento, Linguagem Simbólica, Mística e Mítica
quarta-feira, 30 de março de 2011
Manifestação da Lua no nosso dia-a-dia

terça-feira, 29 de março de 2011
Vénus em Caranguejo e Vénus na casa IV

segunda-feira, 28 de março de 2011
Vénus em Gémeos e Vénus na Casa III

domingo, 27 de março de 2011
Carneiro regido por Marte

sábado, 26 de março de 2011
forças essenciais ou dimensões da vida

quinta-feira, 24 de março de 2011
Simbolismo e mitologia do signo Carneiro

Na religião Hindu o deus criador é muitas vezes representado sobre num carneiro.
Na Pérsia antiga era adorado um deus cuja forma era um carneiro.
Na mitologia greco-romana Neptuno, deus do mar, criou um carneiro divino, cuja lã era de ouro puro.
Em Tebas, o rei Atamas, era sacerdote de Zeus-Lafístio e celebrava sacrifícios rituais nos quais matava um carneiro sobre o altar da divindade. Atamas era casado com a deusa Nefele «Nuvens» e tinha um filho chamado Prixos «O anelado» e uma filha chamada Hele«A luminosa». Atamas repudia Nefele e casa com Ino, que não gosta dos enteados e procura matá-los. Depois de uma fome no reino Ino convence o marido, depois de consultar um oráculo, a sacrificar «O anelado» Prixos. O jovem pede ajuda à mãe que faz aparecer uma nuvem que toma a forma de um carneiro de ouro, que toma as crianças sobre o seu dorso e os leva para o Oriente, em direcção à luz. Durante a viagem Prixos adormece e deixa cair a irmã, que cai no estreito de Dardanelos, no lugar que passou a ser chamado de Helesponto. Ao chegar à Colquida o carneiro depositou-o lá. O rei do país, Aetas exigiu uma oferta para o acolher ali. O carneiro disse a Prixos para o sacrificar e oferecer a Aetas o seu velo de ouro. Prixos assim fez e o rei guardou o velo de ouro num bosque serrado guardado por um dragão que nunca dorme. É este o velo de ouro irá procurar Jasão com os Argonautas.
quarta-feira, 23 de março de 2011
O Zodíaco dos Anjos

1- o Enérgico - 22 a 25 de Março -a sua virtude espiritual é a iluminação. A sua influência é dar apoio aos que empreendem acções perigosas, aos percursores, pioneiros, aos criativos de vanguarda e de acção. Tem como qualidades positivas excelentes reflexos estimulados pela luta, criatividade e habilidade no campo da técnica. Tem como qualidades mais negativas o agir sem primeiro reflectir e a rigidez. O seu número mágico é o 35.
2- o Apaixonado - 26 ea 31 de Março -a sua virtude espiritual é o sossego do coração graças ao seu domínio dos inistintos. A sua influência é dar apoio a quem quer reconsiliar os seres ou restabelecer a ordem moral e a justiça. Tem como qualidades positivas o dominio sobre os instintos, a criatividade, a sede de verdade e justiça e também a fidelidade aos seus compromissos. Tem como qualidades mais negativas o ser autoritário e moralista exacerbado. O seu número mágico é o 81.
3- o Serviçal - 1 a 5 de Abril - a sua virtude espiritual é o entusiasmo que esconjura a má sorte. A sua influência é dar apoio a quem denuncia a hipocrisia e favorece a solidariedade. Tem como qualidades positivas o dinamismo, a sinceridade, a solidariedade, a alegria de viver e o entusiasmo. Tem como qualidades mais negativas a falta de objectividade e o entusiasmo cego.O seu número mágico é o 110.
4- o Viajante - 6 a 10 de Abril - a sua virtude espiritual é a paz de espirito e coração. A sua influência é dar apoio aos que querem realizar ideias generosas ou explorar o mundo. Tem como qualidades positivas o espirito de iniciativa. Tem como qualidades mais negativas a impulsividade e falta de perseverança. O seu número mágico é o 155.
5- o Pacífico - 11 a 15 de Abril- a sua virtude espiritual é o espirito de concórdia. A sua influência é apoiar os que aspiram aprofundar a sua filosofia de vida. Tem como qualidades positivas a capacidade de acção benévola ao serviço de uma vontade de harmonia e o carácter tranquilo e agradável.Tem como qualidade mais negativa a susceptilidade. O seu número mágico é o 363.
6- o Ambicioso - 16 a 20 de Abril - a sua virtude espiritual a lucidez, a perspicácia.A sua influência é apoiar os que querem ser conhecidos nas artes ou ciencias e os que têm cono regra o amor ao próximo. Tem como qualidades positivas conceder talentos para as artes e ciencias e grandes aspirações.Tem como qualidades mais negativas a ambição e excesso de auto confiança. O seu número mágico é o 96.
segunda-feira, 21 de março de 2011
Signo de Carneiro

sábado, 19 de março de 2011
Regentes de Peixes e seus mitos



sexta-feira, 18 de março de 2011
Vénus em Touro e Vénus na casa II

Quem tem Vénus em Touro tem uma natureza sentimental. É fiel no amor mas corre o risco de ser ciumento e possessivo. É muitas vezes teimoso e egocentrista. Tem dificuldade em fazer mudanças. Gosta do que tem. Gosta de saber com o que pode contar. Gosta dos prazeres da mesa. Aprecia viver com comodidade. Tem um temperamento sensual e sofrego. Precisa de segurança afectiva e material.
Vénus – Casa II
É muito semelhante a Vénus em Touro. Tem necessidade de harmonia na estabilidade e na posse. Como sente necessidade de se sentir seguro, a todo o preço no campo afectivo, pode mostrar-se calculista.
Hoje Saturno está em oposição a Mercúrio pelo que há uma maior tendência para haver desentendimentos, dificuldades em se chegar a acordo e irritação.
quinta-feira, 17 de março de 2011
Hora Legal ou Hora de Verão

É necessário descontar sempre estes apêndices horários para calcular qualquer tipo de carta astrológica.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Dia Juliano

O dia Juliano é de tal forma preciso que o cálculo astronómico pode dar resultados na ordem das décimas de segundos e gerar calendários com precisão astronómicos.
terça-feira, 15 de março de 2011
Anos - Tropical, Sideral, Juliano e Gregoriano

O ano tropical é o tempo que a terra leva, partindo de um ponto determinado da sua trajectória elíptica a voltar a esse mesmo ponto depois de ter efectuado uma trajectória em torno do Sol. Como a Terra também gira em torno do seu próprio eixo, a orientação de qualquer ponto da sua superfície em relação ao Sol não será sempre a mesma ao fim do ano tropical. Por isso o ano tropical não tem um número exacto de dias.
Ano Sideral
É o tempo necessário para que a longitude média da Terra retome o mesmo valor em relação a uma referência fixa após uma revolução em torno do Sol. O ano sideral é de 365,25636
Ano Juliano
O ano juliano é de 365,25 dias civis. Três anos de 365 dias são seguidos de um ano de 366 dias. O nome deste calendário veio pelo nome de quem o introduziu, Júlio César, no ano 45 da nossa era.
Ano Gregoriano
O calendário Gregoriano foi instaurado em 1582 pelo Papa Gregório XIII, a partir de calendários da antiguidade, é por ele que se regem quase todas as datas civis do mundo. Apesar de ser um calendário eminentemente solar permite a determinação de datas que também envolvam a Lua. Vale 365,2422 dias médio solar. O atraso verificado progressivamente é aproximadamente compensado suprimindo 1 dia a cada 100 anos, não contando como bissextos os anos seculares exactos, salvo todos os 400 anos (aqueles em que o número de séculos é divisível por 4). O ano 2000 foi um ano bissexto assim como o foi 1600.
fonte: Curso de Astrologia, João Martins
segunda-feira, 14 de março de 2011
Tempo Civil e Tempo Unuversal

É o tempo solar médio acrescido de 12 horas. Quando o Sol passa no meridiano de um lugar é meio-dia solar nesse lugar. Convencionalmente considera-se que o dia começa à meia-noite.
Tempo Universal
É o Tempo Médio de Greenwich, TMG, definido também com TU.
Os tempos solar, civil e universal são definidos por períodos astronómicos.
A partir de 1955 foram introduzidas formas de marcação do tempo baseados em fenómenos quânticos. Nessa data nasceu o T.A.I., Tempo Atómico Internacional.
domingo, 13 de março de 2011
Coordenadas horárias

Há necessidade de conhecer, numa determinada data, convencionalmente o dia 1 de Janeiro de cada ano às 0 horas, tomada como base a direcção do meridiano de Greenwich. Ao ângulo que faz nesse instante o meridiano de Greenwich com a direcção do ponto vernal chama-se "TSO", "Tempo Sideral de Greenwich às 0 horas". Essa é a longitude média da Terra nessa data de referência.
Uma vez que o ângulo entre os meridianos e a direcção de um astro não é o mesmo para diferentes lugares que se encontrem em meridianos diferentes, os ângulos horários dos astros também diferem.
A hora solar é definida pelo ângulo horário do Sol e por isso varia segundo os lugares. O Tempo solar determinado pelo ângulo horário do Sol chama-se tempo solar local.
Chama-se dia sideral ao intervalo de tempo entre duas passagens sucessivas homologas do ponto vernal. O instante da sua passagem superior é adoptado com o início do dia sideral. O tempo sideral é medido pelo ângulo horário do ponto vernal.
sexta-feira, 11 de março de 2011
Os elementos e o temperamento

Quando falta num horóscopo o elemento fogo, a pessoa apesar de poder ser inteligente e inovadora, falta-lhe a chama para activar e fazer expandir os seus projectos.
Terra -(signos de Touro, Virgem e Capricórnio)
.
Se há num mapa do céu uma maioria de elementos secos e frios a pessoa tem um temperamento mais melancólico e linfático-nervoso. Geralmente é cauteloso e por vezes desconfiado. Pode ser sério e também sombrio, preocupado com o futuro, tornando-se muitas vezes avarento. Precisa de estrutura e gosta da pontualidade. Não gosta de divertimentos ruidosos e aprecia estar só e em contacto com a natureza.
.
A falta do elemento terra dá à pessoa falta de sentido prático e dificuldade de fazer a distinção entre o que é importante e o que é supérfluo. Tem tendência a sonhar com o impossível e apesar de ter imaginação não consegue por em pratica as suas ideias.
Ar - (signos de Balança, Aquário e Gémeos)
Se num mapa do céu há preponderância dos elementos húmidos e secos a pessoa tem um temperamento sanguíneo, bilioso-sanguíneo. Tem grande excitabilidade mas pouca profundidade. O seu interesse pelas coisas é grande e tem dificuldade de lidar com a rotina, procurando constantemente novos centros de interesse. Normalmente é extrovertido, optimista e gosta de se divertir.
Quando faltam os elementos húmidos e quentes num horóscopo, a pessoa tende a comunicar não verbalmente, mas através da música, da pintura, etc. Nessa pessoa as emoções têm um papel preponderante.
Água- (signos de Caranguejo, Escorpião e Peixes)
Quando há num horóscopo uma preponderância dos elementos frios e húmidos as pessoas têm um temperamento fleumático e linfático-sanguíneo. A pessoa é sensível, tradicional e conservadora, pontual nas suas tarefas e tem espírito apaziguador. Normalmente é mais introvertida , procura evitar os conflitos e os confrontos.
Se há falta dos elementos frio e húmido a pessoa controla todas as suas emoções e recusa debruçar-se sobre as questões emocionais dos outros porque considera isso uma perda de tempo. Pode mesmo revelar-se insensivel em todos os assuntos que dizem respeito ao campo da sensibilidade e emotividade.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Júpiter e Neptuno os regentes de Peixes

quarta-feira, 9 de março de 2011
Vénus em Carneiro e Vénus na Casa I

Se uma pessoa tem Vénus na casa I, gosta de se afirmar de uma forma simpática. É certamente uma pessoa sedutora, envolvente e suave. Gosta de cuidar do seu aspecto. É uma pessoa afectiva e sociável e por isso consegue atrair para junto de si as pessoas ou as coisas de que tem necessidade. A sua vida afectiva vai ser marcante durante toda a sua vida.
terça-feira, 8 de março de 2011
Vénus no Mapa Natal

domingo, 6 de março de 2011
Neptuno e Plutão Retrogrados

Quem tem Neptuno retrogrado deve ter cuidado para não ser vitima de ilusões e por consequência de desilusões, da falsidade e da fraude.
Plutão Retrogrado
Ter Plutão Retrogrado no seu mapa natal é uma chamada de atenção para a aprendizagem da sexualidade, do poder e da energia que a pessoa projecta sobre os outros. Quem tem Plutão Retrogrado nasceu com poderes espirituais, místicos, instintivos que desconhece. Pode por causa desse poder sentir-se tentado em manipular psicologicamente os outros. Pode ser persuasivo, manipulador, sedutor. Deve de refrear esse instinto.
sexta-feira, 4 de março de 2011
Urano Retrogrado

Para quem tem no seu mapa do céu Úrano Retrogrado, a procura da liberdade, a todos os níveis é muito acentuada. Normalmente são pessoas que se rebelam contra todas as amarras. Algumas vezes sentem que estão um passo à frente dos outros e consequentemente sozinhas já que os outros não têm capacidade de os acompanhar. Precisam de perceber porque necessitam tanto de serem livres.
Hoje: Lua Nova
quinta-feira, 3 de março de 2011
SATURNO RETRÓGRADO

Quem tem no seu mapa do céu Saturno Retrógrado, tem tendência para conquistar privilégios. É sinal de que tem um Karma antigo. Essa pessoa sente todas as restrições e obstáculos de forma directa. Adopta um comportamento sério e é extremamente minuciosa e cautelosa naquilo que faz, revendo, vezes sem conta tudo em busca de alguma falha ou de um erro.
Gosta de ensinar aos outros aquilo que aprendeu.
Este aspecto é uma chamada de atenção para a integração da pessoa na sociedade, na carreira.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Os planetas retrogrados são um desafio que necessita ser ultrapassado

Júpiter Retrogrado
A pessoa que tem no seu mapa natal Júpiter Retrogrado é uma alma livre, que embora confrontada com os valores ideais da sociedade em que vive, luta constantemente para manter o seu senso da individualidade. Pode não ter um ideal ou não ter capacidade de concentrar a sua força num ideal. Precisa reaprender a dirigir a vida através de um processo mais filosófico.
terça-feira, 1 de março de 2011
Planetas Retrogrados - Mercúrio, Vénus e Marte

Marte RetrogradoSe uma pessoa tiver no seu mapa do céu Marte Retrogrado, terá certamente tendência para examinar excessivamente as suas acções. Poderá pôr continuamente em questão a sua vontade para se certificar que os esforços que está a empreender não são em vão, mas representam as suas reais necessidades. Poderá ser acusada de ser passiva, vagarosa, indolente ou difícil de compreender. Reage aos estímulos de maneira diferente das outras pessoas.