quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Corpo e o Ascendente na Astrologia Cabalistica

A Criação é o começo do Tempo. É o Mundo que retira a Existência da quietude perfeita da Eternidade, levando-a para o desabrochar da flor cósmica que leva todo o Tempo para abrir e murchar, enquanto biliões de criaturas passam através do ciclo do ano cósmico. Assim, todas as coisas e criaturas movem-se com a correnteza do Tempo, cada uma tendo sua estação, numa escala cósmica.
Na Cabala o terceiro nível de Existência é chamado Mundo de Criação que em Tradições Ocidentais é conhecido como Mundo Astral, Planetário ou Subtil.
Um ser humano é composto por quatro corpos diferentes, cada um correspondendo ao nível de realidade de cada um dos quatro grandes Mundos que formam a Existência Objectiva.
O primeiro nível do homem é uma base mineral com alguns traços metálicos e uma troca de energia, como peça de maquinaria operacional, desde o nascimento até à morte. Qualquer desarranjo funcional mais grave faz com que o mecanismo pare de funcionar.
O segundo nível é o químico. Opera através dos sistemas de órgãos, como a circulação renal, sanguínea e através do tecido que compõe a estrutura do corpo. O metabolismo químico do corpo é decisivo para a sua eficiência. Estes têm uma ligação com factores astrológicos. Os ritmos do dia-a-dia são afectados pela rotação da Terra e posição da Lua. O sangue coagula em velocidades diferentes de acordo com o quarto da Lua. Cada planeta tem um efeito sobre determinado membro do sistema glandular do corpo. Mercúrio e Vénus afectam as glândulas endócrinas e tiróide. Júpiter e Saturno governam as glândulas pituitárias. Neptuno afecta a pineal. Marte afecta as supra renais. Urano as gônadas. O Sol governa o timo e a Lua o pâncreas.
O nível seguinte é o electromagnético. Este factor está directamente ligado à posição do Sol na ocasião do nascimento e à sua consequente progressão através do Zodíaco.
O corpo físico é o mais denso e complexo dos quatro corpos possuídos pelo homem.
O fio cortante, da influencia celeste do Ascendente, golpeia o corpo da criança quando ela sai do útero. O Ascendente poderia ser considerado o resultado da mistura de um momento de acção reciproca crucial, terrestre e celeste. Astrologicamente determina a aparência que a pessoa mostra para o mundo exterior e a maneira como reage físicamente.

fonte: Warren Kenton, em Astrologia Cabalistica anatomia do destino

Sem comentários: