quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Cabeça e a Cauda do Dragão


Os Nós ou Nodos Lunares também chamados de Cabeça e Cauda do Dragão são fisicamente falando pontos equinociais, elementos de ligação entre a Terra, a Lua e o caminho aparente do Sol (eclíptica). Permanecem em cada signo durante 19 meses e o seu movimento diário é de 3º de arco. No Zodíaco deslocam-se em sentido contrário dos restantes luminares.
Na interpretação de um horóscopo os Nodos simbolizam a ligação entre o presente e o futuro.

O Nodo Sul (Cauda do Dragão) tem a natureza mais difícil de Saturno e Marte. É a ligação ao nosso passado Karmico e o nosso ponto vulnerável. As pessoas raramente param e olham o passado, examinando os efeitos de tudo que criaram e permanecem presos dentro dele. Mantêm a mesma forma de comportamento e maneira de viver. Deverão lutar para modificar o que está nele errado e construir outro tipo de vida.

O Nodo Norte (Cabeça do Dragão),tem a natureza benéfica de Jupiter e Vénus. Simboliza o futuro, é a nossa experiência ainda não vivida. Para a pessoa indica qual é o novo ciclo que irá viver e carrega por isto as apreensões do desconhecido. Neste Nodo o indivíduo recebe mais ajuda cósmica, para que possa progredir construindo e criando uma nova meta de vida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia

Gostaria de saber mais sobre cuda em peixes na casa IV ,no meu mapa natal a lua em conjunção com Plutão está em oposição a essa cauda de Dragão

Agradeço a ajuda

Emília Matos e Silva disse...

Tem de aprender a disciplina, rigor, a fazer projectos a longo prazo. Tem medo de arriscar. É fortemente atraído por tudo o que esteja relacionado com o seu passado e com as suas raízes, com as suas lembranças. É um espírito velho mas desorganizado. Falta-lhe o sentido prático. Tem de se tornar mais organizado. O destino vem desafiá-lo a descer à terra. É muito emotivo, sensível e a sua intuição é muito desenvolvida. Isto pode levá-la ao escapismo e ao devaneio. Precisa aprender a saber utilizar melhor as suas intuições, a ordenar os seus sonhos com vista a integrarem a sua espiritualidade no dia-a-dia. Vem do mundo intimista para sair para a sociedade. Tem de crescer e fazer as coisas pelo lado do dever e não só do prazer. É agarrado à casa, á família.
Tem tendência para ter excessos, insatisfação e ansiedade. Tem capacidade de auto crítica e necessidade de eficiência. Espírito de contrastes. Precisa de consciencializar as suas motivações internas a fim de evitar certos comportamentos compulsivos ou atitudes radicais que põem em risco o seu equilíbrio emocional. Tem forte influência emocional da mãe. Necessidade simultânea de envolvimento e distanciamento familiar, pois a este nível geram-se climas e tensões que funcionam como testes para o seu desenvolvimento.
Precisa de analisar e reflectir sobre a utilidade das coisas. A sua natureza emocional é introvertida e filtrada pela razão. Dada a sua natureza desconfiada precisa que os outros lhe demonstrem o seu apreço através de actos e provas concretas. Precisa de se sentir prestável. A sua segurança emocional está directamente ligada à busca da verdade ou do significado da vida. Quanto mais expandir os seus horizontes, mais paz e serenidade poderá alcançar.