quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estrela Regulos o «coração do Leão»

A estrela Regulos em astrologia significa autoridade e poder.
Regulus ou Régulo é o nome da estrela mais brilhante da constelação de Leão. É uma das quatro «estrelas reais» mesopotámicas, junto a Aldebarán (α Tauri), Antares (α Scorpii) e Fomalhaut (α Piscis Austrini). Visualmente é de cor azul e tem uma magnitude aparente de +1,35. Encontra-se quase sobre a eclíptica.
O nome mais comum da estrela, Regulus, provem do latim e significa «pequeno rei». Outro nome também utilizado, Basiliscus, é de origem grega. Também é conhecida pelo nome Qalb Ao Asad, do árabe قلب الأسد qalb[ou] a o-´asad, que significa «o coração do leão». Esta frase às vezes aproxima-se a Kabelaced ou traduz-se para latim como Cor Leonis, nome pelo qual antigamente se conhecia a esta estrela que ocupa o corpo da figura celestial da constelação de leão. É conhecida na China como o 轩辕十四, a décima quarta estrela de Xuanyuan, Emperor amarelo. Na astronomia Hindu, o regulus corresponde ao Nakshatra Magha.
Os astrólogos persas por volta do secúlo III a.C., conheceram o regulus como Venant, uma das quatro 'estrelas reais'. Era uma das quinze estrelas de Behenian para os astrólogos medievais, associada ao granito e símbolo kabbalistic.

Sem comentários: