terça-feira, 20 de julho de 2010

O saber astrológico

Os mais antigos testemunhos de saber astrológico remontam às tabuinhas escritas em caracteres cuneiformes da biblioteca de Nínive, ou seja, do reino de Assurbanipal (668-626 a.C.).
.
O «relógio» astrológico foi «regulado» na época de Hiparco (130 a.C.) e então o ponto vernal coincidia com 0 º de Carneiro, ou seja, com o ponto convencional em que se faz iniciar o espaço de 30 º da faixa Zodiacal atribuido ao signo de Carneiro.

Ugo Volli, em A Linguagem da Astrologia

A mandala astrológica (circulo mágico) está dividida em doze espaços iguais, com 30º graus cada. Cada espaço corresponde a um signo, sendo o 1.º o Carneiro, o 2.º Touro, o 3.º Gémeos, o 4.º Caranguejo, o 5.º Leão, o 6.º Virgem, o 7.º Balança, o 8.º Escorpião, o 9.º Sagitário, o 10.º Capricórnio, o 11.º Aquário e o 12.º Peixes. Também está dividida em doze casas.
Duas linhas (diametros) dividem o circulo em quatro espaços. A linha horizontal corresponde, da esquerda para a direita, ao Ascendente - Descendente. A linha vertical, de cima para baixo ao Meio do Céu - Fundo do Céu.

Sem comentários: