quarta-feira, 28 de julho de 2010

MERCÚRIO


Nunca se afasta do Sol mais 28º de longitude zodiacal. É o planeta mais rápido a efectuar a revolução sideral. O seu movimento de translação faz-se em oitenta e oito dias.

Domicílio – Gémeos e Virgem
Rege esotericamente o signo de Carneiro
Exaltação – Virgem
Exílio – Sagitário e Peixes
Queda – Peixes
Elemento – Terra

Mercúrio é o mensageiro do Deus Sol. Simboliza o intermediário, o mensageiro, os jovens, o uso da inteligência, a comunicação escrita e falada, as deslocações. No seu aspecto superior representa a mente espiritual o intelecto como agente do espírito. No seu aspecto inferior, é a mente separatista, a razão que analisa e decompõe as diversas partes do todo. Na antiguidade foi associado não só ao comercio e às comunicações como ao roubo, astucia, mentira e inveja.
Tem como traços positivos a vivacidade mental, flexibilidade, habilidade intelectual e manual, facilidade de assimilação, gosto de aprender, subtileza e diplomacia. Traços negativos a falta de direcção na vida, dispersão mental, desperdício de energias, desonestidade, fala barato, nervosismo.


Tem como personagens os irmãos, primos, vizinhos, colegas, confrades e todos os intermediários.
Está associado a profissões dependendo da escrita e palavra, intelectuais, que implicam deslocações, em que se serve de intermediário, jornalismo, etc.


Na saúde tem influência sobre o sistema nervoso central. As dissonâncias podem assinalar a presença de perturbações nervosas.
Tem como princípio geral o movimento limitado, a oscilação, a comunicação, a ligação, as trocas, a adaptação.

Sem comentários: