segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Simbolismo do Signo de Aquário


O signo de Aquário simboliza a solidariedade colectiva, a cooperação, a fraternidade e o desapego em relação às coisas materiais. O seu regente tradicional é Saturno, ao qual se acrescentou, depois da sua descoberta, Úrano.

A figura representativa deste signo é um ser humano perfeito, sob os traços de um velho sábio que transporta, debaixo dos braços ou nos ombros, uma ou duas ânforas; estes recipientes inclinados derramam a água de que estão cheios. Mas esta água é totalmente aérea e etérea, e nela participa tanto o carácter fluido do ar como a natureza mole e frouxa da água. Este meio aqui invocado aplica-se às águas do ar espalhadas pelas ondas e ao fluido do oceano aéreo em que estamos imersos.

A matéria intima deste tipo zodiacal é fluída, leve, etérea, volátil, transparente, toda de uma limpidez espiritual, poder-se-ia dizer: angélica. Contém o dom do desapego de si próprio acompanhado de altruísmo, o sentido da amizade, a dedicação social. Existe também um Aquário uraniano, prometaico, que é o indivíduo das vanguardas, de emancipação, da aventura.



fonte: Dicionário dos Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant

Sem comentários: