quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Signo de Capricórnio

Sol em Capricórnio

O signo de Capricórnio começa no dia 22 de Dezembro e termina no dia 20 de Janeiro. Corresponde ao Solstício de Inverno. É uma época de recolhimento e concentração.
O capricórniano normalmente tem uma maneira de ser que lhe faz aparentar ter uma idade superior à que tem na realidade. É uma pessoa reservada, fria e desconfiada. É austero, ambicioso, perseverante, o que lhe permite subir na vida de forma lenta mas implacável. Tem um espírito geométrico acompanhado de um poder de abstracção elevado e uma grande capacidade de trabalho. Na juventude a sua saúde pode não ter sido boa mas acabará por terminar a vida com uma idade avançada. É regra geral uma pessoa introvertida. Prefere a razão e gosta de ver para crer. Tem um espírito austero, meticuloso, por vezes egocêntrico e solitário. Sente que a sua principal tarefa é um trabalho interno de aperfeiçoamento, de método e de estrutura pessoal e que qualquer acção na sua vida é sempre feita de uma forma selectiva e séria. É uma pessoa dedicada ao estudo, à reflexão e à abstracção, procurando chegar ao topo através do esforço pessoal.
A outra faceta do capricórniano é o seu lado social e extrovertido. Neste caso é bastante activo e participante no que diz respeito aos aspectos colectivos. Chega por vezes ao culto das figuras de autoridade e das normas e padrões sociais. É de natureza conservadora, procura ascender aos lugares de chefia, apreciando o reconhecimento e o respeito pela sua posição. Não gosta de perder o controle das situações. Interessa-lhe sobretudo as obras colocando em segundo plano os aspectos teóricos e ideais.
Um capricorniano desadaptado socialmente é inconstante, indisciplinado, derrotista correndo neste caso o risco de marginalização e de cair em extremos.
Pode ser bom contabilista, fazer trabalhos manuais diversos, ser relojoeiro, administrador, governante.

Sem comentários: