terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os ciclos planetários


Cada planeta do nosso sistema solar deve o seu movimento à força de atracção da massa solar, combinada com a força de gravitação da massa planetária. Estas causas engendram o seu ritmo próprio, regular e perfeito, os seus próprios ciclos, donde a duração pode ser comparada aos ciclos humanos das idades da vida.
Nós todos, vivemos certos transitos com a mesma idade: o regresso de Júpiter aos 12, 24, 36, 48 anos; o regresso de Saturno aos 29 anos e meio, a sua oposição aos 15 e 44 anos, etc.

O Sol está na mesma posição que a posição natal em cada período de um ano (365 dias). Por vezes na época do nosso aniversário estamos mais introvertidos e fazemos perguntas sobre nós mesmos, pensamos no que tínhamos ambicionado realizar e fazemos projectos para o próximo ano.

A Lua volta à mesma posição ao fim de 27,35 dias - orbe de 10 horas. Na Revolução Lunar é o momento de escutar as nossas necessidades profundas, tanto do corpo como da alma.

Mercúrio - ciclo de mais ou menos 1 ano, Grande ciclo de 6 anos e meio e 46 anos - orbe de 5 a 15 dias (R). Por volta dos 6-7 anos ( regresso das retrogradações de Mercúrio na mesma zona zodiacal) , a criança aprende a ler e a escrever, actividade mercúriana. Cada ano a conjunção de Mercúrio em transito com o Mercúrio Natal dá-nos a ocasião de pôr em ordem os nossos papeis e terminar tarefas.

Vénus -o seu ciclo é de mais ou menos um ano, orbe de 5 a 20 dias. Grande ciclo de 8 anos ( 5 retrogradações). Por volta dos 8 anos vivemos os primeiros amores. Cada ano na conjunção de Vénus em transito com o Vénus natal há uma oportunidade de pensar como valorizar o nosso potencial venusiano, no campo da beleza, do amor, dos prazeres.

Marte - ciclo de 1,88 anos - orbe de 10 a 45 dias. Grande ciclo de 32 anos (15 retrogradações). Aos dois anos a criança reage com força ao que a rodeia e aos 32 anos é a força da idade. Todos os anos quando Marte em transito faz conjunção com o Marte natal, a pessoa pensa iniciar novos projectos e como reagir a coisas na sua vida, que não estão a correr como desejado.

O ciclo de Júpiter é de 11,85 anos. Tem a ver com a expansão da pessoa na vida social e desenvolvimento da mente e da espiritualidade. 12 anos- expansão social e desenvolvimento físico. 24 anos - tomada de consciência dos ideais. Necessidade de enriquecer a sua formação e de aderir a grupos sociais. 36 anos - época que tem a ver com as ambições pessoais.

O ciclo de Saturno é de 29,42 anos. Saturno ajuda o individuo a construir bases sólidas e desenvolver o seu potencial criador. As conjunções de Saturno em transito com o Saturno natal marcam períodos de decisões. 29 anos - idade da maturidade em que a pessoa reavalia os objectivos da juventude. 59 anos -idade da filosofia e do saber. Muitas vezes acontece uma mudança na orientação da vida da pessoa. Os ciclos de Saturno são extremamente importantes em todos os mapas astrais. Não só as conjunções, mas também todos os outros aspectos - sextil, quadratura, trigono, oposição. Os aspectos mais fáceis e que favorecem a tomada de responsabilidades são o trigono e o sextil. A oposição e a quadratura acontecem de 7 em sete anos e marcam períodos de crise, em que há a necessidade de ultrapassar situações que não estão bem estruturadas.

O ciclo de Úrano é de 84 anos. Úrano tem a ver com o desenvolvimento da independência da pessoa e com a procura do progresso.

O ciclo de Neptuno é de 163,72 anos. Está ligado ao ideal colectivo.

O ciclo de Plutão é de 245, 33 anos. Ele traz um potencial de profundas transformações na vida.
fonte: Astrid Fallon, Cycles et Calculs astrologiques

1 comentário:

Unknown disse...

temos que cuidar do nosso planeta