terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Esfera Celeste


Chama-se esfera celeste a uma esfera imaginária, de raio arbitrário, com centro no local do observador. Imagine uma esfera que vai aumentando passando para lá dos planetas visíveis, estrelas, etc. Sobre essa esfera projecta-se a posição de todos os astros.

Sobre a esfera celeste as distâncias apenas podem ser medidas em graus.
A intercepção da vertical que passa pelo centro da esfera celeste com ela mesma tem lugar nos pontos zénite e nadír. O zénite encontra-se acima da cabeça do observador.
A rotação diurna da esfera celeste (rotação aparente produzida pela rotação da Terra) faz-se em torno do eixo do mundo.
O ângulo que faz o eixo do mundo com o plano do horizonte ( o que equivale a dizer, a distância angular entre o pólo e o horizonte) dá a latitude geográfica do local de observação.
Os astros elevam-se acima do horizonte do lado oriental do observador e baixam sobre o horizonte no seu lado ocidental.
Certas estrelas descem durante um certo tempo abaixo do horizonte que separa o hemisfério visível do hemisfério invisível do céu ; outras encontram-se sempre acima do horizonte. Todas as estrelas passam a cada dia pelas partes Norte e Sul do meridiano, 4 minutos antes, relativamente à sua passagem no dia anterior.
O círculo maior da esfera celeste segundo o qual o centro do Sol parece deslocar-se durante o ano (pelo efeito contrário da revolução anual da Terra em torno do Sol) chama-se eclíptica. A eclíptica corta o equador com um ângulo de 23º 26'. A eclíptica corta o equador em dois pontos definidos chamados equinócio da Primavera ou ponto vernal e equinócio de Outono.


fonte: Curso de Astrologia, João Martins

Sem comentários: