quarta-feira, 23 de dezembro de 2020


O Mito de Perseu 

pintura de Edward Burne-Jones


Perseu na mitologia grega, é um semideus fundador da mítica cidade de Micenas, tendo sido ancestral, segundo a mitologia, dos imperadores da Pérsia.
Perseu era filho de Zeus, que sob a forma de uma chuva de ouro, introduziu-se na torre de bronze e engravidou a mãe de Perseu, a mortal Danai, filha de Acrísio, rei de Argos.
Acrísio tinha uma filha, Dánae, mas não tinha filhos homens. Quando Acrísio perguntou ao oráculo como a filha dele poderia ter filhos homens, a resposta foi que Dánae teria um filho que o mataria.
Dánae foi trancada numa câmara de bronze subterrânea e posta sob guarda, mas foi seduzida por Zeus, que assumiu a forma de uma chuva de ouro.
Acrísio, não acreditando que sua filha estivesse grávida de Zeus, colocou-a num baú, que foi atirado ao mar. O cesto chegou à ilha de Serifos.
Perseu tornou-se um homem grande, forte, ambicioso, corajoso, aventureiro e protetor da mãe. Polidecto, com medo de que a ambição de Perseu o levasse a usurpar-lhe o trono, propôs um torneio no qual o vencedor seria quem trouxesse a cabeça da Medusa. O instinto aventureiro de Perseu não o deixou recusar.
Saiu vitorioso da batalha contra a Medusa graças à ajuda de Atena, Hades e Hermes. Atena deu-lhe um escudo tão bem polido, que tal como num espelho, se podia ver o reflexo ao olhar para ele. Hades deu-lhe um elmo que torna invisível quem o usa e Hermes deu-lhe suas sandálias aladas.
Então Perseu, guiado pelo reflexo no escudo, sem olhar diretamente para a Medusa, derrotou-a cortando a sua cabeça. Diz a lenda que, quando Medusa foi morta, o cavalo alado Pégaso e o gigante Crisaor surgiram de seu ventre. As outras duas irmãs de Medusa, perseguem Perseu, mas este escapa devido ao capacete de Hades, que o torna invisível às górgonas.

pintura de Edward Burne-Jones

No seu regresso passou pelo país das hespérides, onde ficava o titã Atlas, que foi condenado a segurar a abóbada celeste nos seus ombros. Vendo que o lugar era muito bonito, Perseu pediu a Atlas se podia dormir pelos arredores naquele dia, dizendo ao titã: "Se vês uma pessoa pela sua família, saiba que sou filho de Zeus e se, porém, valorizas grandes feitos, saiba que matei a górgona Medusa". Atlas responde: "Tu, mortal, mataste a rainha das górgonas? Nenhum mortal teria condições para fazer tal coisa". Muito revoltado por não ter sido acreditado por Atlas, Perseu mostra a cabeça de Medusa ao enorme titã, este quando encara os olhos da górgona começa a ter todo seu corpo petrificado, seus ossos se transformam numa montanha, sua barba em floresta e sua cabeça o cume.


pintura de Edward Burne-Jones

Continuando sua volta para casa, passou por uma ilha onde viu uma linda mulher acorrentada no meio do mar. Se não fossem as lágrimas que corriam de seu rosto, teria pensado ser uma estátua. Perseu pergunta à jovem o que fez para merecer tal punição, a moça então diz-lhe : "Eu sou Andrômeda, minha mãe Cassiopeia ousou comparar sua beleza com as filhas de Poseidon, as ninfas do mar, e fomos castigados por isso. Posídon mandou um monstro destruir a nossa cidade pelo erro de minha mãe e eu fui oferecida como sacrifício". Perseu diz que a irá salvar se prometer casar com ele, mas antes de receber a resposta, uma grande onda abriu-se ao meio e o monstro marinho apareceu. Sem pensar duas vezes Perseu vai de encontro ao monstro e, aproveitando sua vantagem de voar, ganha a sangrenta batalha. Os pais de Andrômeda concedem-lhe a sua mão e Perseu volta para casa com ela.
Conforme a profecia, Perseu acabou por assassinar o avô durante uma competição desportiva, em que participava da prova de arremesso de discos. Fazendo um lançamento desastroso, acertou acidentalmente no seu avô sem saber que ele estava ali. Assim, cumpriu-se a profecia que Acrísio mais temia. Apesar disso Perseu recusou-se a governar Argos e governou Micenas (cidade que fundou).



pinturas de Edward Burne-Jones sobre o tema do Mito de Perseu
A Chamada de Perseu, baseia-se na versão da lenda por William Morris em The Doom of King Acrisius que faz parte de The Earthly Paradise.

Sem comentários: