terça-feira, 22 de dezembro de 2020

 


NÚMEROS


3

É um número sagrado na maioria das religiões. Os antigos Egípcios tinham uma poderosa trindade de deuses – Ísis, Osíris e Horus, assim como os antigos gregos e romanos. A trindade Grega / Romana era Zeus /Júpiter, Poseidon/ Neptuno e Hades / Plutão. O símbolo de Júpiter era um raio trifurcado, o de Neptuno um tridente e o de Plutão um cão de 3 cabeças. Os Hindus veneram uma divindade conhecida por trimurti – três formas – que engloba Brahma, o Criador, Vishnu o Perseverante e Shiva o Destruidor. Os cristão acreditam na Santíssima Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo. No Islão o 3 simboliza a alma humana. Para Pitágoras o 3 simbolizava a harmonia perfeita, sendo a soma da unidade 1 e da diversidade 2.



 

Miguel Angelo, Capela Sistina

6

Em comum com o hexagrama, uma estrela de seis pontas, o seis simboliza a harmonia e equilíbrio perfeito. Na China, o seis simboliza o Céu e para os cristãos, representa o todo, porque Deus criou o mundo em seis dias. Para os Maias era o número do azar que significava morte. Na cultura ocidental simboliza sorte pois é o mais elevado dos dados.



7
Simboliza o todo em muitas culturas, sendo a união da divindade (3) e da terra material (4). Nas escrituras hindus, muçulmanas e judaico-cristãs, o sétimo aspecto confere inteireza e perfeição a um grupo de seis. O nº é auspicioso em todas as culturas. A menorah, um candelabro sagrado cujos sete pés representam os dias a criação e os corpos celestiais, é um símbolo do Judaísmo. No antigo Egipto o sete simbolizava vida eterna e para os ameríndios simbolizava o sonho de vida.

E.Matos e Silva

Sem comentários: