sábado, 23 de abril de 2011

Mitologia do Touro

A astrologia grega atribuía o domínio sobre o Touro a Afrodite/ Vénus. Vénus vinha da onda. É a lenda de Úrano, fecundando o mar primitivo e produzindo, pela união do sémen com a espuma, uma rapariga, Úrania-Afrodite.

O Touro aparece na mitologia grega numa das aventuras de Zeus-Júpiter na Terra. Apesar de ser casado com Hera ele vinha várias vezes à Terra para escolher e amar as Ninfas. Ele desejava unir pela sua intervenção, as diversas forças em jogo na Natureza, segundo a lei que preside à harmonia do mundo.

Europa estava entre as mais belas. Um dia em que ela estava com as amigas à beira-mar numa pradaria cheia de flores, Júpiter para se aproximar transformou-se num Touro muito belo de pelagem amarelo-dourada, com um disco prateado a brilhar no meio da fronte, olhos verdes e chifres que se erguiam como um crescente de Lua. Europa vendo-o tão bonito e doce acariciou-o e montou-se no seu dorso. O touro jupiteriano fugiu para o mar levando consigo a ninfa. Atravessou o mar, viajando por muito tempo, até que chegou a uma margem arborizada onde a depôs sob um plátano. Retomou então a sua forma divina, deu-se a conhecer e fez amor com ela. Da união deles nasceu o rei Minos que veio a tornar-se rei de Creta.



fonte: dicionáro de astrologia, Michèle Curcio

Sem comentários: