segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Zodiaco e os três níveis de vida


A tradição esotérica tem três leis ou três estados de evolução no movimento que é a vida. São três os modos como ela se exprime e manifesta no espaço e no tempo. Por eles se situa o passado, o presente e o futuro.

No primeiro nível, temos o mundo das origens, das profundezas, do início das coisas. É o nível das coisas abismais. Liga o homem à sua memória mais remota sobre a Terra. Simboliza o passado.

O segundo nível, ou mundo da realização, é o plano da Terra. Este nível representa a tensão entre a realidade interior subjectiva e o exterior com que se relaciona. É a área do conflito. Num tema astrológico define-se pela relação dos dois eixos do tema: o eixo vertical e a linha do horizonte. É o tempo de intervenção, da apropriação da matéria pela inteligência. Simboliza o momento presente.

O terceiro nível é o mundo da Luz, do Espírito, da Inteligência Universal. A força imaterial que se opõe ao mundo das trevas, simbolizado pelo primeiro nível. Este terceiro nível é o mundo das forças Cósmicas que actuam sobre o ser humano. Simboliza o tempo futuro. Para onde a Alma se encaminha. É o sentido da vida.

Estes três níveis definem o Homem como o grande medianeiro entre as forças telúricas e as forças Cósmicas. Entre a matéria e a Inteligência. Entre o passado e o futuro. Só nesta perspectiva o Zodíaco pode ser entendido como a referencia maior. A espiral evolutiva, a imensa roda da Vida. Não começa algures no tempo. Começa exactamente no primeiro dia da Primavera, no dia do equinócio, em que a Terra está a meia distancia entre o ponto mais afastado e o mais próximo do Sol, quando o plano da elíptica corta o equador.
Este ponto chama-se Ponto Vernal. É o grau zero do signo de Carneiro. Situa o começo do ano astrológico.
Síncrono com os ritmos da Natureza, este começo não é gratuito. É igualmente o nascer das coisas sobre a Terra. O inicio de um novo ciclo de vida. Identificando-se com a simbologia do primeiro nível, respectivamente numa sequência de Fogo, Terra e Ar, temos os signos de Carneiro, Touro e Gémeos.
Como expressão do segundo nível, a que podemos chamar etapa da razão e do domínio da matéria, temos novamente três signos de elementos idênticos aos primeiros. O Fogo do Leão, a Terra de Virgem e o Ar de Balança. No último e terceiro nível, traduzindo o apelo de transcendência que situa o Homem na dimensão final do conhecimento que lhe é possível, encontramos o Fogo do Sagitário, a Terra do Capricórnio, o Ar de Aquário.
.

fonte: Astrologia, Uma Linguagem Simbólica, Maria Flávia de Monsaraz, em Portugal Misterioso

Sem comentários: