quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Zodiaco das flores


Tal como os 12 signos se distribuem em relação às estações, também existem analogias entre cada um deles e os elementos da natureza.

Carneiro - A urze que tem propriedades medicinais diuréticas e anti-sépticas para as vias urinárias. A camomila que acalma as enxaquecas nervosas. A margarida cujo nome, de origem oriental, significa "pérola rara", é um simbolo do amor, o seu oráculo consiste em desfolhá-la.

Touro - A genciana é associada a este signo pela sua lentidão em crescer e pela sua longevidade. A sua raiz era empregue nos rituais de amor para favorecer o retorno do carinho e estimular a sensualidade. O lilás é a flor do amor por excelencia. A floração dos lilases anuncia a estação dos amores consagrados a Vénus, regente deste signo. O lírio-dos-vales, supunha-se que produzia um encantamento de amor. Possui poder estimulante das faculdades intelectuais.

Gémeos - A lavanda favorece o cumprimento dos sonhos e desejos amorosos. O seu perfume apazigua a agitação mental. O narciso o seu perfume embriagador adormece quem lhe pega. Possui propriedades medicinais recomendadas para combater a asma e problemas nervosos. A peónia possui propiedades calmantes.

Caranguejo - A madressilva tal como as pessoas deste signo só se consegue abrir num local propício, benéfico, tranquilo. As suas virtudes estimulam a confiança em si dos seres nostalgicos e sonhadores. O lírio é a flor da imortalidade. As suas propriedades estimulam e favorecem a inspiração e a imaginação criativas. O hipericão também conhecido como erva-de- são-João, protege contra a angustia, a melancolia, acalma a alma e fortalece o espírito.

Leão - A flor-de- lis é a flor dos deuses e reis e também a flor do amor e da beleza da pele. O lótus pela exuberância das suas sementes, simboliza a riqueza, a prosperidade e o amor absoluto. As suas virtudes favorecem a expressão serena da identidade. O girassol gira em busca do sol e a sua forma e aspecto lembram o regente deste signo.

Virgem - O ranúnculo possui propriedades para reforçar o eu e a identidade de quem, como os nativos de Virgem, tem tendência para duvidar de si e subestimar-se. A chicória fasta dos estados depressivos e estimula as funções digestivas. A digital purpúrea, também chamada "dedo-da- Virgem", segundo a lenda, Maria utilizou-a para curar uma ferida no seu dedo polegar. Possui virtudes para proteger o bem-estar e saúde.

Balança - A dália está relacionada com este signo pelo seu aspecto harmonioso e perfume subtil. A rosa com o seu perfume profundo e penetrante simboliza o amor eterno. A violeta crescia entre as rosas e jasmins no jardim onde Hades/Plutão sequestrou Perséfone. Utilizava-se para fazer poções de amor.

Escorpião - O crisantemo "flor de ouro" é um simbolo de plenitude, perfeição e imortalidade. Também é conhecida como flor de todos-os-santos e é o emblema da vida eterna. A orquidea é considerada a flor da paixão amorosa e sensual. Na Idade Média, as infusões feitas com o tubérculo desta flor eram utilizadas como afrodisíacos. A dormideira possui virtudes nárcoticas e alucinógenas. Relaciona-se com o sono, o esquecimento, a morte e a ressurreição.

Sagitário - A angélica é a flor do arcanjo Rafael, o que cura. A sua lenda conta que revelou as virtudes desta flor para vencer a peste. É considerada agente de união entre a vida material e espiritual. O jasmim simboliza a felicidade e prosperidade. As suas propriedades medicinais favorecem o despertar e a clareza da inteligência e faculdades superiores do espírito. A calêndula também chamada de maravilha, É a flor da felicidade e da providência. A tinta retirada da calêndula desinfecta, cicatriza e cura as feridas.

Capricórnio - A capuchinha é conhecida pelas suas virtudes tonificadoras e estimulantes das energias vitais. Favorece a flexibilidade e a abertura de espírito e combate o envelhecimento. O azevinho simboliza o renascimento do dia e da luz. É sinal de felicidade, longa vida e riquezas conseguidas pelo esforço. A malva, segundo Plínio o Velho, escritor e naturalista do séc. I d.c, " quem beber, todos os dias, meio copo de seiva de malva livra-se de todas as enfermidades".

Aquário - O loureiro, na Grécia era dedicado a Apolo, que o mastigava para realizar os seus oráculos. Em Roma era dedicado a Júpiter e simbolizava as honras. A primavera está relacionada com o segundo signo do Inverno porque simboliza a esperança, as renovação, as aspirações e os projectos. A verbena, porque reflecte a luz solar, os antigos romanos para se protegerem dos raios ultra violeta, utilizavam um unguento à base de verbena. Também alivia a dor das cãibras e fadiga.

Peixes - A papoila desde os tempos da Antiguidade, é conhecida por acalmar os distúrbios emocionais e o sono. O miosótis relaciona-se com a memória e a vivacidade de espírito e também com a fidelidade e a constância. Afasta os estados de angústia e ideias negras. A sálvia é a planta que "salva" e cura todos os males. Os médicos da Antiguidade e os fisioterapeutas modernos estão de acordo em que possui virtudes universais.


fonte: Aprender e conhecer a Astrologia, ed. Salvat

1 comentário:

ana disse...

Gostei muito deste post. Desconhecia esta associação das flores aos signos.
Boa noite!