terça-feira, 3 de maio de 2011

As partes segundo a astrologia árabe





















Chama-se astrologia árabe porque foram eles quem, durante o I milénio da nossa Era, preservaram e transmitiram esta tradição astrológica oriunda da Babilónia.

A Parte da Lua ou Parte da Fortuna
Cálculo: (Lua + Ascendente) – Sol = Parte da Fortuna
A Parte da Fortuna deriva da posição da Lua. Trata-se de uma zona, não de sorte mas de resplendor interior inerente a cada ser, que o protege e favorece. Esteja onde estiver o individuo desfruta de um apoio providencial , ao mesmo tempo que se encontra em analogia com as qualidades, atribuídas à Lua de receptividade, imaginação, etc. Se relacionamos esta parte com sorte, é porque damos à palavra «fortuna» uma conotação de benefícios materiais e vantagens obtidas providencialmente. Na realidade, tal como as influências tão facetadas da Lua. As da Fortuna são caprichosas. Razão porque se considera haver pontos em comum com a carta do Chama-se astrologia árabe porque foram eles quem durante o I milénio da nossa era que preservaram e transmitiram esta tradição astrológica oriunda da Babilónia.

A Parte da Lua ou Parte da Fortuna
Cálculo: (Lua + Ascendente) – Sol = Parte da Fortuna
A Parte da Fortuna deriva da posição da Lua. Trata-se de uma zona, não de sorte mas de resplendor interior inerente a cada ser, que o protege e favorece. Esteja onde estiver o individuo desfruta de um apoio providencial , ao mesmo tempo que se encontra em analogia com as qualidades, atribuídas à Lua de receptividade, imaginação, etc. Se relacionamos esta parte com sorte, é porque damos à palavra «fortuna» uma conotação de benefícios materiais e vantagens obtidas providencialmente. Na realidade, tal como as influências tão facetadas da Lua. As da Fortuna são caprichosas. Razão porque se considera haver pontos em comum com a carta do Tarot, a Roda da Fortuna. A Parte da Fortuna está relacionada com a alma e com os cinco sentidos.

A Parte do Sol ou Parte do Devir
Cálculo: ( Sol + Ascendente) Lua = Parte do Sol ou do Devir
Calcula-se partindo da posição do Sol no mapa astral. Trata-se da parte que indica tudo o que tem a ver com as aspirações do ser, a sua vontade profunda, as suas intenções e seu pensamento. Os factores da Parte do Devir resultam dos nossos pensamentos, origem de todos os nossos actos e, consequentemente, da nossa vontade profunda e autentica.


A Parte de Saturno ou Parte do Dever
Cálculo : (Saturno+ Ascendente) – Parte da Fortuna = Parte do Dever
Esta Parte estabelece-se baseando-se na posição inicial de Saturno no mapa astral. É chamada do Dever no sentido de que inculca tanto as obrigações que temos para connosco como as que temos para com a vida e com os outros. Informa das capacidades de um ser para obter benefícios das suas experiências pessoais, das suas adversidades,assim como da sua perseverança, coragem e tenacidade.


Parte de Júpiter ou Parte da Felicidade
Cálculo: ( Júpiter + Ascendente)- Parte do Devir = Parte da Felicidade
Esta parte calcula a raiz da situação exacta de Júpiter no mapa astral. Trata-se da Parte da Felicidade, termo que entra em analogia com as qualidades de expansão e alegria de viver deste astro. Está relacionado com a fé, a confiança em si mesmo, a vontade activa, a generosidade. Esteja onde estiver no mapa astral, pode-se falar de sorte relativamente ao individuo em questão. Um transito de Júpiter em conjunção com esta parte traz sempre um beneficio.

Parte de Marte ou Parte da Audácia
Cálculo: (Marte + Ascendente) – Parte da Fortuna = Parte da Audácia
Esta parte calcula-se em função do grau em que se situa Marte no mapa natal. Com efeito, reúne em estado puro, as propriedades inerentes a Marte: acção, iniciativa, empreendimento, projecção, ímpeto, força lutadora, bravura.

Parte de Vénus ou Parte do Amor
Cálculo : ( Vénus + Ascendente )- (Parte da Fortuna – Parte do Devir) = Parte do Amor
É fácil de entender a razão pela qual esta tem um nome tão belo, sabendo que nos referimos à posição de Vénus no mapa astral para encontrar esta posição. Estamos em presença do amor puro tanto de ordem espiritual como emocional e sensual.

Parte de Mercúrio ou Parte da Inteligência
Cálculo:(Mercúrio + Ascendente) – (Parte da Fortuna – Parte do Devir ) = Parte da Inteligência
Esta parte estabelece-se a partir da posição de Mercúrio. Há que entendê-la como a Parte da Inteligência da vida ou seja dos dons, as qualidades, as faculdades que um individuo possui de forma inata e que lhe permitem viver inteligentemente com os outros. Nela residem as suas capacidades de compreender, aprender, negociar, descobrir, conhecer e transmitir.

Sem comentários: