quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A harmonia do cosmos "Música das Esferas"

A ... astrologia é um sistema de analogias e correspondências que se baseia na crença da relação entre o macro cosmos e o microcosmos; entre a ordem das esferas celestes e as realidades humanas e terrenas. A astrologia representa o esforço de traduzir em termos humanos as leis e os princípios organizadores do nosso universo e de, através destes, descobrir ou atribuir uma direcção e um sentido às coisas.
O pensamento astrológico considera que se produz uma impressão cósmica no momento do nascimento de uma criança ou no início de uma actividade, passando estas a manifestar as qualidades da configuração planetária desse instante. Nesta perspectiva, o tempo e o espaço não são substratos neutros, antes possuem distintas potências e exercem influências sobre as coisas e os acontecimentos.
Desde a Antiguidade, a astrologia estabelece um conjunto de correspondências entre os números, as figuras geométricas, as distâncias angulares no círculo, os quatro elementos, os planetas, as cores, os metais, os minerais, as partes do corpo.
Mais rica e interessante ... é a contribuição para o imaginário artístico sobre o céu, para a ideia duma correspondência entre todas as coisas, duma ordem matemática e da participação humana na harmonia do cosmos, que finalmente se revela nessa bela metáfora da « Música das Esferas».

José Prudêncio,em Astrologia & Filosofia

1 comentário:

ana disse...

Apreciei com prazer a bela metáfora!