sábado, 25 de setembro de 2010

Balança simbolo de justiça


A Balança não é só um signo astrológico, ela é geralmente o símbolo da justiça, tanto da justiça terrestre como da Justitia, a justiça superior dos olhos vendados que não se deve deixar influenciar por nada. Em numerosas religiões antigas encontramos a noção dum julgamento do Além, no qual que são pesadas as boas e as más acções, como por exemplo no antigo Egipto, nas antigas civilizações Persa e Tibetana. Na Grécia, Zeus pesava o destino dos homens antes deste lhes ser atribuído. No cristianismo, Deus o juiz universal do fim dos tempos irá decidir quem vai ficar no Paraíso e quem vai para o Inferno.

Na alquimia árabe a balança é sistematicamente usada no contexto de uma alquimia espiritual "O Livro das Balanças de Jâbir" . A «ciência da balança» consiste então para «medir o desejo da Alma do mundo» e, estabelecendo as correspondências correctas entre o mundo espiritual e o mundo corporal onde a balança marca o equilíbrio entre a Luz e as Trevas. Esta «alquimia da balança» construiu diagramas universais onde se ligam os metais e os planetas, os símbolos astrológicos, as realidades angelicais, as figuras dos profetas, "os imams dos Nomes divinos" e os diversos planos da existência.

"Uma balança falsificada está em horror para o Senhor mas um peso exacto tem o seu favor " Proverbio de Salomão XI, 1.

Na simbologia maçónica, o «nível» é a insígnia do segundo vigilante da loja que deve vigiar para manter a igualdade entre os irmãos sem ter em conta as diferenças de condição social.


fonte: Encyclopédie des Symboles, Le Livre de Poche

Sem comentários: