quarta-feira, 2 de setembro de 2015


Mercúrio na mitologia era o mensageiro dos deuses.


Em astrologia Mercúrio nunca se afasta do Sol mais do que 28ºde longitude zodiacal. É o mais rápido a efectuar a revolução sideral. O seu movimento de translação faz-se em oitenta e oito dias.
Ele rege os signos de Gémeos e Virgem e também esotericamente o Carneiro.
Quando tem ligações dificeis com outros planetas pode originar perturbações nervosas. O seu elemento é a terra. Tem como princípio geral o movimento limitado, a comunicação, a ligação, as trocas, a adaptação.
Simboliza o intermediário, os jovens, o uso da inteligência, a comunicação escrita e falada, as deslocações.
No seu aspecto superior representa a mente espiritual, o intelecto como agente do espírito. No seu aspecto inferior, é a mente separatista, a razão que analisa e decompõe as diversas partes do todo. Uma das caracteristicas dos mercurianos é a sua necessidade de comparar.
Na antiguidad
e foi associado não só ao comercio e às comunicações como ao roubo, astucia, mentira e inveja.
Tem como traços positivos a vivacidade mental, flexibilidade, habilidade intelectual e manual, inteligência, gosto de aprender, subtileza e diplomacia. Mas também tem como traços negativos a falta de direcção na vida, a dispersão mental, o desperdício de energias, desonestidade e o nervosismo.
Favorece as profissões que dependem da escrita e da palavra, as que implicam deslocações ou aquelas em que se serve de intermediário.
A casa onde está no mapa natal indica a área da experiência pessoal para a qual a comunicação e os pensamentos são canalizados. Conforme o signo, a casa e as ligações boas ou más com os outros planetas revela a facilidade ou a dificuldade que cada um tem na forma como elabora a linguagem e o discurso. A posição deste planeta permite analisar se há tendências ou não para uma expressão verbal clara e lógica, se a comunicação tende para a oralidade, escrita, artes.


Sem comentários: