segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Simbolismo de Peixes


Simboliza o psiquismo, esse mundo interior, tenebroso, pelo qual se comunica com Deus ou com o diabo; isso que se traduz no horóscopo por uma natureza sem consistência, muito receptiva e impressionável. O seu senhor é o planeta Júpiter ao qual se acrescentou depois da sua descoberta, Neptuno. Aqui, o Húmido reina soberanamente, enquanto princípio de difusão, de diluição, de envolvimento, de fusão das partes numa totalidade, sendo esta extensividade à medida da imensidão fluída que nos rodeia, e até mesmo do oceano cósmico infinito. A tradição representa este signo com dois peixes juntos cada um em sentido inverso ao outro e ligados por uma espécie de cordão umbilical de boca a boca. Sob os seus auspícios, participamos na maré do grande universo e pertencemos à comunidade de todos os homens da terra, como a gota de água deitada no oceano. Colocou-se este signo sob a tutela de Júpiter como processo de amplificação, e sobretudo a de Neptuno, enquanto arquétipo da dissolução e integração universais, do lodo original à fusão final.


fonte: Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Dicionário dos Símbolos

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Relacionamentos kármicos - aspectos


À medida que vivemos, estamos passando por uma experiência de aprendizagem infinda. Toda vez que o nosso inconsciente está elaborando alguma coisa, ele atrai para as nossas vidas as pessoas que têm interiormente os fragmentos da resposta que buscamos.
Quando um relacionamento afectivo ou casamento se estabelece, as lições a aprender são maiores e requerem um período de tempo mais longo e um contacto mais intimo. Em geral há muitas lições em muitos níveis. A dualidade da mente é transformada em harmonia através da controversia. Precisamos entender que a evolução ocorre através da fricção ou atrito. Diferenças de opiniões e ideias são os elementos catalisadores. Felicidade não é desenvolvimento. O conflito costuma ser fonte de iluminação, mas conflitos em demasia violam a harmonia.
A orbe de influência de 8 ou 9 graus considerada para os aspectos num mapa natal não pode ser usada quando comparamos dois mapas separados. A orbe terá de ser de 1 ou 2 graus. A proximidade do aspecto, juntamente com o seu tipo, ajuda a determinar a força relativa que ele tem e revela a natureza exacta de cada laço de inter-relacionamento.
Os aspectos mais importantes - conjunção, oposição, quadratura, trigono - representam graus diferentes de intensidade. A conjunção é o aspecto mais forte. O intercâmbio kármico entre os dois indivíduos é tão forte que foca cada uma das pessoas a focalizar a sua atenção no significado do aspecto.
A oposição é o segundo aspecto mais forte. A atracção da polaridade oposta força cada pessoa a compreender a energia que se lhe opõe ao senso de direcção e de finalidade.
A quadratura provoca a tensão necessária para o desenvolvimento porquanto gera movimento e actividade.
O trigono promove uma harmonia que equilibra um relacionamento, porque cada individuo tem energias que complementam o outro.

fonte: Martin Schulman, Relacionamentos Kármicos

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Relacionamentos Kármicos


O poder do amor é inquestionavelmente a maior força deste mundo. O amor nutre o espírito e alimenta a alma. Quando uma pessoa se completa através do amor de outrem, situações difíceis tornam-se fáceis, os obstáculos parecem desfazer-se miraculosamente.
Todos os relacionamentos proporcionam oportunidades para o desenvolvimento pessoal. Eles oferecem os obstáculos e as recompensas, os altos e os baixos, a experiência da participação pessoal que nos mostra como nos havemos com nossa filosofia de vida quando temos de viver aquilo que pregamos. Quando há karma envolvido, tendemos a sentir uma falta de controle sobre as circunstâncias e os eventos que ocorrem, bem como uma falta de controle sobre o modo de reagir a esses eventos. É interessante que, em geral, o modelo kármico só é compreendido com clareza depois que se aprendeu uma lição. Um individuo pode lutar com dificuldades num relacionamento durante meses ou anos sem sequer compreender a natureza dessa luta. Só quando a dificuldade subjacente vem à superfície e é resolvida é que o ónus kármico efectivamente se resolve.
Quando estabelecemos um relacionamento, geralmente é porque inconscientemente vemos algo no outro que nos pode ajudar a resolver um problema kármico. Em outras palavras, atraímos quem necessitamos numa época da vida em que estamos prontos para compreender. Assim, o antigo adágio "Quando o aluno está pronto, o mestre aparece".
O karma de uma vida passada e as lembranças da primeira infância formam a base do inconsciente, enquanto o desejo de melhorar a própria vida criando um futuro melhor advém das actividades da mente consciente.
Todos os relacionamentos contêm um potencial para o desenvolvimento espiritual. Sempre que o rio da vida mude de direcção, também o barco do karma o fará; nunca lutando contra a correnteza, mas fluindo com ela rumo a seu destino eterno. Os relacionamentos são o resultado das formas por que os indivíduos fluem.
Os aspectos formados entre dois mapas natais revelam os modos como as pessoas aprendem umas com as outras à medida que cada uma delas ajuda a outra a compreender suas lições kármicas. À medida que vivemos, estamos passando por uma experiência de aprendizagem infinda.

fonte: Martin Schulman, Relacionamentos Kármicos

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Lua encontra-se em Escorpião em quarto minguante.

Marte entra no signo de Peixes.

Marte em Peixes
Quem tem no seu mapa natal Marte em Peixes tem regra geral uma hiper sensibilidade. Tem também uma imaginação extraordinária, tendência para a poesia, estética e espiritualidade. Pode ter a faculdade de fazer escrita mediunica. Pode ter também, especialmente se estiver mal aspectado, tendência para neuroses, psicoses, álcool ou drogas nalguns casos. São pessoas muito impressionáveis. No caso de Marte no mapa natal fazer sextil ou trigono a Júpiter ou a Neptuno natais, fará com que a pessoa tenha um espírito elevadíssimo.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Regras de análise de um mapa do céu


A interpretação de um mapa do céu deve começar pela procura do planeta dominante.

1. um signo zodiacal é mais importante e mais forte quanto maior for o número de astros que nele confluir.
2. um signo é considerado ainda mais forte se for ocupado pelo Asc. e por astros rápidos (Sol, Lua, Mercúrio, Vénus, Marte) e por Júpiter ou Saturno.
3. os astros de deslocação lenta (Neptuno, Úrano e Plutão) designam uma época, o modo de ser de uma geração, mais do que de um individuo.

A pessoa a examinar será particularmente individualizada se a configuração do seu nascimento, o momento em que viu a luz, assim como o lugar desse momento, for o mais exacta possível.
Se o Sol e a Lua têm maior poder, o Ascendente e o Meio do Céu podem apresentar, uma multiplicidade de aspectos com todos os diferentes planetas, por isso a análise de um mapa deve começar pelo exame dos quatro ângulos.
A presença de um astro junto do Asc ou do MC, especialmente se estiver nesse signo em exaltação, dá ao referido astro a caracteristica de dominante.
Signos em conjunção com o Sol a Lua ou com o astro regente do Ascendente ganham peso na escolha do planeta dominante.
Quando há vários astros num determinado signo (3 ou mais), deve analisar-se com especial atenção o astro regente desse signo.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Geografia astral

Entre as obras que Cláudio Ptolomeu (século II d.C.) deixou, há uma que contém as mais antigas correspondências conhecidas entre certos países e territórios do mundo e os signos do Zodíaco.

Essas correspondências encontram-se aqui actualizadas e modernizadas, incluindo as nações cuja proclamação de independência como republica ou cuja constituição são relativamente recentes; pois, em todos os casos, estes acontecimentos tiveram lugar num período que corresponde a este ou àquele signo do Zodíaco. Por essa razão intitulamo-lo "Zodíaco dos territórios e das nações".

Carneiro - Os territórios: Alemanha, Inglaterra, Japão, Mongólia, Palestina, Polónia, Síria e África do Sul. As nações: Bangladesh, Canadá, Republica Checa, Haiti, Irão, Luxemburgo, Marrocos, Mongólia, Síria e Zimbabwe.

Touro - Os territórios: ilhas Caimão, Chipre, Grécia, Irlanda, Pérsia, Rússia, Suriname, Vanuatu. As nações: Áustria, Equador, Guadalupe, Guiana, Israel, Jamaica, Paraguai, Serra Leoa, Togo.

Gémeos -Os territórios: Bélgica, Canadá, Baixo Egipto, Estados Unidos, Gales, Gibraltar, Suécia. As nações: Angola, Bermudas, Grécia, Islândia, Itália, Kuwait, ilhas Maldivas, Noruega, África do Sul, Suiça.

Caranguejo- Os territórios: Holanda, ilhas Maurícias, México, Nova Zelândia, Paraguai e Rodésia. As nações: Argélia, Argentina, Bahasmas, Cabo Verde, ilhas Caimão, Colômbia, ilhas Comores, Dinamarca, Estados Unidos, Iraque, Laos, Malavi, Moçambique, Filipinas, Ruanda, ilhas Salomão, Seychelles, Somália, Venezuela, Vietname.

Leão - Os territórios:Bósnia, Colômbia, França, Itália, Roménia, Sicília, Suíça. As nações: Afeganistão, Barém, Bolívia, Burkina Faso, Congo, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Gabão, Índia, Indonésia, Libéria, Mali, Peru, Porto Rico, Roménia, Senegal, Singapura.

Virgem - Os territórios: Brasil, Croácia, Iraque, Curdistão, Silésia, Turquia. As nações: Arábia Saudita, Brasil, Coreia do Norte, Egipto, Etiópia, Guatemala, Honduras, Malásia, Malta, Níger, Papua-Nova Guiné, Qatar, San Marino, Salvador, Trindade, Uruguai.

Balança - Os territórios: Argentina, Áustria, Bahamas, China, Coreia, Indochina, Salvador, Tibete. As nações: China, Costa Rica, Cuba, França, Guiné, Madagáscar, Nigéria, Uganda, Portugal, Tailândia.

Escorpião - Os territórios: Argélia, Cuba, Rep. Dominicana, Marrocos, Martinica, Noruega, Porto Rico. As nações: Antiqua e Barbados, Cambodja, Chade, Finlândia, Hungria, México, Panamá, Turquia, Zâmbia.

Sagitário - Os territórios:Arábia Saudita, Espanha, Hungria, Madagáscar, San Domingo. As nações: Antilhas, Benim, Butão, Burundi, Irlanda, Quénia, Líbano, Mauritania, Suriname, Iémen.

Capricórnio - Os territórios: Afeganistão, Albânia, Bósnia, Bulgária, Índia, México. As nações:Austrália, Bélgica, Camarões, Líbia, Mónaco, Nicarágua, Polónia, Sudão, Suécia.

Aquário - Os territórios: Austrália, Chile, Venezuela. As nações: Chile, Chipre, Grã-Bretanha, Granada, Japão, Jordânia, Liechtenstein, Nepal, Nova Zelândia, Sri Lanka, Vaticano.

Peixes - Os territórios: Albânia, Costa do Marfim, Guadalupe, ilhas Maldivas, Portugal. As nações: Bulgária, Gâmbia, Gana, Martinica, ilha Mauricia, Republica Dominicana, Sara Ocidental, Santa Lucía, Taiwan, Túnis.

fonte: Descobrir a Astrologia, colecção Salvat

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

o signo de Peixes como herança ou desafio

Herança: Peixes representa o lado não-material da vida, e os indivíduos com um forte componente dessa energia poderão ter dificuldades em actuar no mundo material, ou mostrar grande interesse por ele. Eles poderão estar preocupados com as suas experiências intimas.
A energia de Peixes oferece totalidade de experiência, mas, quando exagerada, pode resultar em confusão, caos interior, incerteza, desonestidade e auto-ilusão.
Uma forte componente de Peixes pode produzir dolorosa vulnerabilidade às vibrações negativas do mundo. As pessoas com essa herança estão propensas a absorver em bloco uma atmosfera emocional, mas não são capazes de separar as experiências externas das que vêm da sua própria psique.

Desafio: Estimular um impulso humanitário. Necessidade de aprender o valor da simplicidade, da vulnerabilidade e da dedicação aos outros. Peixes estimula uma percepção do significado mais espiritual da vida.

fonte: Richard Strauss, em Indícios Cármicos no Mapa Natal

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Neptuno regente do signo de Peixes

No pensamento primitivo, Neptuno era o deus das Águas Superiores, das nuvens e da chuva. Posteriormente, tornou-se o deus da água doce e fertilizante e, por último ficou conhecido como o deus dos mares.
Os deuses das lendas e das mitologias surgiram como resultado da projecção das qualidades inerentes à natureza humana. Fica muito mais fácil lutar contra as coisas que não são facilmente compreendidas quando estas são colocadas fora da esfera humana, num lugar como o Monte Olimpo. Os deuses são os responsáveis; nós somos as vitimas de suas excentricidades e caprichos.
Neptuno, indubitavelmente, possui uma relação com as camadas mais profundas da alma individual e universal (o inconsciente colectivo de Jung). É o Senhor das Profundezas, planeta do poder da imaginação que vem do inconsciente.
Neptuno é o arquétipo regente do mar e de todas as coisas liquidas e, como tal, representa os aspectos dos impulsos inconscientes dentro de nós, impulsos esses que são difíceis de serem percebidos ou compreendidos. O poder positivo de Neptuno consiste em agitar as profundezas do ser, fazendo com que a imaginação criativa salte da dura rocha consciência do ego. O ego é a rocha que Neptuno despedaça. Quando os seus rígidos conceitos são dissolvidos, os nossos aspectos neptunianos emergem. Todas as nossas antigas desilusões nadam à nossa frente e começam a se dissolver, somente para serem substituídas por outras. Neptuno traz à tona os cavalos - expressão simbólica da ressurreição da energia cósmica do oceano primordial. Ele conduz os cavalos sobre as ondas, símbolos das forças cegas do caos primitivo. É o rei do inconsciente profundo e das turbulentas águas da vida; desencadeia tempestades, que simbolizam as paixões da alma. É também aquele que domina as tempestades.

fonte: Patrícia Morimando, Netuno

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Signo de Peixes - 20 Fev. a 21 de Março

As pessoas que nasceram sob o signo de Peixes, têm como uma das principais metas a atingir, encontrar a unidade e o equilíbrio entre o individual e o colectivo, entre o passado e o futuro. Estão mais virados para o sonho e para o devaneio do que para as necessidades concretas do dia a dia. A sua energia criativa é expressa de forma sensível e inspiradora. Têm pouca individualidade devido à empatia para com os problemas dos outros. Tímidos e emotivos, o seu humor poderá ser instável e os seus amores múltiplos. Têm uma grande capacidade de devoção, podendo dedicar-se a uma grande causa. Têm espírito curativo e compassivo para com os sofredores. Tem anseios de alma, vulnerabilidade que influenciam a sua vitalidade e auto expressão. Intelectualmente o seu ponto forte reside numa grande inspiração que poderão aplicar inclusivamente em domínios científicos. O mar e tudo o que lhe diz respeito tem para estas pessoas uma grande importância simbólica. São por natureza sensíveis podendo mesmo ser artistas e poetas. Normalmente são hospitaleiros e companhias agradáveis. Também poderão ser altruístas e caridosos. Podem vir a escolher profissões ligadas à saúde, ao mar, religião ou espiritualidade.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Simbologia e mitologia do Aquário

Em todas as mitologias existe um dilúvio, e a primeira criação quase é destruída inteiramente pelas águas. Depois, com a ajuda de alguns elementos poupados, ela reconstitui-se segundo um modelo parecido, melhorado pelas sanções, possuindo conhecimentos mais aprofundados sobre o sentido do universo criado. É a esta destruição, seguida de uma reconstituição, que se reporta o Aquário.

Na mitologia grega, o Aquário corresponde ao jovem e belo Ganimedes. Zeus/Júpiter reparou nele e achou-o tão belo que se transformou em águia e o levou para o Olimpo, morada dos deuses. Aí, para poder vê-lo muitas vezes, encarregou-o de servir de beber às deusas e aos deuses a sua bebida, o néctar, que dava aos que a bebiam uma eterna juventude.

Os acessórios dos mitos relativos ao Aquário são fontes, ânforas e também cavalos. Notemos que na constelação do Aquário, se encontra uma estrela chamada Pégaso.

Hoje, os nativos do signo de Aquário têm o gosto de espalhar, como uma água benfazeja, as bases do conhecimento. Essa ciência situa-se fora do tempo; aqueles que sabem muitas coisas não contam os anos que sobre si passam; interessando-se por uma ciência eterna, tomaram o hábito de pensar ao nível da humanidade; e a humanidade, considerada no seu conjunto é um imenso ser vivo, que não envelhece, mas que é susceptível de progresso.
O Aquário tem o dom de dispensar esse licor da eterna juventude.

fonte: Michèle Curcio, em Dicionário de Astrologia

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mercúrio em Peixes e Mercúrio na casa XII


Mercúrio em Peixes dá a quem o tem neste signo, intuição e inspiração. As pessoas podem ser ou poetas ou terem um espírito poético. São pessoas que seduzem pela palavra, que têm intuição. São normalmente pessoas místicas e inspiradas. Estas pessoas são muito sensíveis à crítica e aos contactos exteriores pelo que tendem a ser reservados e desconfiados sempre que o meio não lhes é favorável. Se a instabilidade de sentimentos predominar o pensamento torna-se confuso e disperso havendo necessidade de a pessoa se isolar até que a harmonia se restabeleça.

Quem tem Mercúrio na casa XII tem uma mente inspirada. Têm intuição. São pessoas sensíveis. São pessoas interessadas no oculto, na religião. Têm uma sensibilidade acima da média. Gostam de poesia. Gostam de ajudar as outras pessoas. Podem passar por fenómenos de mediunidade. Podem ser crédulos, idealistas, românticos. Na profissão podem optar pela música, bailado, poesia ou podem pelo menos gostar muito. Podem estar divididos entre o desejo de comunicar com as outras pessoas e a necessidade de isolamento.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mercúrio em Aquário e Mercúrio na casa XI


As pessoas que têm Mercúrio em Aquário têm normalmente uma mente aberta, livre e independente. Gostam de se relacionar o que as leva a partilhar experiências e ideias a fim de encontrarem novas respostas que contribuam para o progresso da sua comunicação. O seu pensamento tende a abarcar conceitos e ideias universais. São muito fixos ao nível das ideias havendo tendência para se convencerem a si mesmos e aos outros nas defesas das suas opiniões até que a experiência lhes mostre que estavam errados. Se se libertarem de preconceitos e velhos padrões de pensamento podem proporcionar o espaço livre para a expressão livre da sua criatividade.

Os que têm Mercúrio na casa XI têm capacidade inventiva e vistas largas. São pessoas atentas ao que se passa à sua volta. Têm interesse por contactos e diálogos com pessoas que partilhem dos mesmos pontos de vista e formas de pensar. Têm espírito criativo. Comunicam de maneira inovadora. São atraídas por tudo o que é inovador. A vida de amizade é bastante intensa. Têm tendência para procurar respostas e afinidades com camadas da sociedade ou um núcleo de amigos próximos onde as ideias e opiniões possam ter livre expressão.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mercúrio em Capricórnio e Mercúrio na casa X


As pessoas que têm no seu mapa do céu Mercúrio em Capricórnio provavelmente tiveram adolescências isoladas. São pessoas que têm gosto pelo rigor. São normalmente desconfiadas. Gostam de ver para crer. Têm pensamento lógico que se manifesta nas suas actividades diárias. Têm tendência para classificar e seleccionar, o que está patente nos seus estudos e pesquisas, que normalmente se apresentam de forma pragmática e organizada. São pacientes e persistentes procurando a estrutura e a segurança de que tanto necessitam.

Quem tem Mercúrio na casa X realiza-se através da palavra. São pessoas que viajam e comunicam através da profissão. Normalmente possuem capacidade para falar em público.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mercúrio em Sagitário e Mercúrio na casa IX

As pessoas que têm Mercúrio em Sagitário gostam de pensar tudo em grande. Têm uma mente rápida e aberta mas alguma impaciência relativamente aos pormenores e detalhes da vida diária. O seu pensamento funciona muito pela intuição. Têm interesse por ritos e costumes culturais. Têm entusiasmo na forma como comunicam e tem facilidade de transmitir aos outros as suas ideias. Devido à pressa de aprender e compreender tudo, existe o risco de se agarrarem a verdades superficiais.

Quem tem Mercúrio na casa IX também olha o mundo com ideias largas. São normalmente pessoas optimistas e com mente sã. Têm facilidade para aprender línguas. Gostam do que é exótico. Têm necessidade de procurar respostas para as grandes questões da vida através do intelecto. O entendimento do Cosmos e das leis é filtrado pela razão. Sentem uma inquietação mental que leva à necessidade de aumentar e expandir conhecimentos seja através do estudo ou de leituras, ou viagens. Não lhes basta a realidade do quotidiano porque há a preocupação de irem mais longe. É importante conseguirem quebrar a rotina para que novos aspectos da vida se possam manifestar.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Lua Negra em Carneiro


hoje a Lua Negra entra em Carneiro

A Lua Negra em Carneiro, dá a quem a tem neste signo, no seu mapa natal, sensualidade viva e erotismo forte. A pessoa tem mais intensidade nos instintos, nos desejos, que acabam por ser menos controláveis. A pessoa transporta para o ego o seu instinto, a força cega, o realismo brutal, gosto pelos desafios mesmo que destruidores.

Quem tem a Lua Negra na casa I sente-se atingido pela sensação de falha. Pode ter passado por uma situação de perigo no momento do nascimento. Pode sentir sensações de impotência, de vazio, de paralisia da acção.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hylech ou Hyleg


Hylech ou Hyleg é uma palavra da Caldeia e corresponde ao Planeta ou lugar do céu através do qual nós julgamos a vida ou o seu fim. Se o céu for diurno encontra-se o Hyleg através do Sol. Se o céu for nocturno através da Lua. Este planeta ou ponto do céu influencia a vida da pessoa. São lugares convenientes para a sua localização as casas 1, 10, 11, 7 ou 9. Os planetas que estiverem sob a terra no momento do nascimento de uma pessoa, são menos eficazes que os situados no hemisfério superior. As casas 8 e 12 raramente são boas para os nativos e o Sol ou Lua numa destas casas não pode ser o Hylech. Se o Sol não puder ser o Hylech por estar numa má posição, deve ver-se se a Lua pode ser escolhida. Se não puder ser, se o nascimento tiver sido diurno, deve procurar-se a Lua Nova que precede o nascimento. Se o nascimento tiver sido nocturno deve observar-se a Lua cheia antes do nascimento.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Zodiaco e os três níveis de vida


A tradição esotérica tem três leis ou três estados de evolução no movimento que é a vida. São três os modos como ela se exprime e manifesta no espaço e no tempo. Por eles se situa o passado, o presente e o futuro.

No primeiro nível, temos o mundo das origens, das profundezas, do início das coisas. É o nível das coisas abismais. Liga o homem à sua memória mais remota sobre a Terra. Simboliza o passado.

O segundo nível, ou mundo da realização, é o plano da Terra. Este nível representa a tensão entre a realidade interior subjectiva e o exterior com que se relaciona. É a área do conflito. Num tema astrológico define-se pela relação dos dois eixos do tema: o eixo vertical e a linha do horizonte. É o tempo de intervenção, da apropriação da matéria pela inteligência. Simboliza o momento presente.

O terceiro nível é o mundo da Luz, do Espírito, da Inteligência Universal. A força imaterial que se opõe ao mundo das trevas, simbolizado pelo primeiro nível. Este terceiro nível é o mundo das forças Cósmicas que actuam sobre o ser humano. Simboliza o tempo futuro. Para onde a Alma se encaminha. É o sentido da vida.

Estes três níveis definem o Homem como o grande medianeiro entre as forças telúricas e as forças Cósmicas. Entre a matéria e a Inteligência. Entre o passado e o futuro. Só nesta perspectiva o Zodíaco pode ser entendido como a referencia maior. A espiral evolutiva, a imensa roda da Vida. Não começa algures no tempo. Começa exactamente no primeiro dia da Primavera, no dia do equinócio, em que a Terra está a meia distancia entre o ponto mais afastado e o mais próximo do Sol, quando o plano da elíptica corta o equador.
Este ponto chama-se Ponto Vernal. É o grau zero do signo de Carneiro. Situa o começo do ano astrológico.
Síncrono com os ritmos da Natureza, este começo não é gratuito. É igualmente o nascer das coisas sobre a Terra. O inicio de um novo ciclo de vida. Identificando-se com a simbologia do primeiro nível, respectivamente numa sequência de Fogo, Terra e Ar, temos os signos de Carneiro, Touro e Gémeos.
Como expressão do segundo nível, a que podemos chamar etapa da razão e do domínio da matéria, temos novamente três signos de elementos idênticos aos primeiros. O Fogo do Leão, a Terra de Virgem e o Ar de Balança. No último e terceiro nível, traduzindo o apelo de transcendência que situa o Homem na dimensão final do conhecimento que lhe é possível, encontramos o Fogo do Sagitário, a Terra do Capricórnio, o Ar de Aquário.
.

fonte: Astrologia, Uma Linguagem Simbólica, Maria Flávia de Monsaraz, em Portugal Misterioso

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mercúrio em Escorpião e Mercúrio na casa VIII


Mercúrio em Escorpião

As pessoas que têm Mercúrio em Escorpião gostam de fazer justiça do tipo olho por olho dente por dente. Gostam de sondar mistérios, de descobrir o que é subterrâneo, o que ficou nas entrelinhas. São perspicazes e com espírito inquisidor o que pode favorecer profissões na área psicológica. São pessoas teimosas e determinadas na forma como defendem as suas ideias principalmente se o lado emocional estiver presente.

Quem tem Mercúrio na casa VIII pode ter tido experiências de vida complicadas na altura da adolescência. Poderá ter-lhe acontecido alguma coisa que fez com que se fechasse no seu interior.
Estas pessoas têm uma mente inquisitiva que procura explorar as áreas mais ocultas da psique humana. Gosta de investigar os mistérios da vida, do dinheiro, do sexo ou assuntos considerados tabu. São mais dados ao estudo e à observação do que à comunicação directa e espontânea. Os seus interesses mentais estão virados para o campo da psicologia, oculto, áreas de negócios onde se lida com o dinheiro de outros ou sociedades.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mercúrio em Balança e Mercúrio na casa VII


Quem tem Mercúrio em Balança gosta do rigor e da justiça. Normalmente são pessoas que gostam da cultura e que são educadas. São susceptíveis e sensíveis. A comunicação e a sociabilidade estão bastante acentuados ao nível dos relacionamentos. Gostam de dialogar e de contactos fazendo-o com diplomacia e tacto. A sua actividade mental está dirigida para questões humanas e tem uma certa leveza na forma como expressa as suas ideias. As questões de ética são para estas pessoas muito importantes. Precisam de reflectir bastante antes de tomarem uma decisão. Para o bom funcionamento das suas mentes precisam procurar o equilíbrio e a harmonia.

As pessoas que têm Mercúrio na casa VII têm necessidade de comunicar. Têm capacidade de expressão. Seduzem pela palavra e pelo diálogo. Discutem e analisam os problemas de relacionamento de uma forma crítica e racional.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Zodiaco das flores


Tal como os 12 signos se distribuem em relação às estações, também existem analogias entre cada um deles e os elementos da natureza.

Carneiro - A urze que tem propriedades medicinais diuréticas e anti-sépticas para as vias urinárias. A camomila que acalma as enxaquecas nervosas. A margarida cujo nome, de origem oriental, significa "pérola rara", é um simbolo do amor, o seu oráculo consiste em desfolhá-la.

Touro - A genciana é associada a este signo pela sua lentidão em crescer e pela sua longevidade. A sua raiz era empregue nos rituais de amor para favorecer o retorno do carinho e estimular a sensualidade. O lilás é a flor do amor por excelencia. A floração dos lilases anuncia a estação dos amores consagrados a Vénus, regente deste signo. O lírio-dos-vales, supunha-se que produzia um encantamento de amor. Possui poder estimulante das faculdades intelectuais.

Gémeos - A lavanda favorece o cumprimento dos sonhos e desejos amorosos. O seu perfume apazigua a agitação mental. O narciso o seu perfume embriagador adormece quem lhe pega. Possui propriedades medicinais recomendadas para combater a asma e problemas nervosos. A peónia possui propiedades calmantes.

Caranguejo - A madressilva tal como as pessoas deste signo só se consegue abrir num local propício, benéfico, tranquilo. As suas virtudes estimulam a confiança em si dos seres nostalgicos e sonhadores. O lírio é a flor da imortalidade. As suas propriedades estimulam e favorecem a inspiração e a imaginação criativas. O hipericão também conhecido como erva-de- são-João, protege contra a angustia, a melancolia, acalma a alma e fortalece o espírito.

Leão - A flor-de- lis é a flor dos deuses e reis e também a flor do amor e da beleza da pele. O lótus pela exuberância das suas sementes, simboliza a riqueza, a prosperidade e o amor absoluto. As suas virtudes favorecem a expressão serena da identidade. O girassol gira em busca do sol e a sua forma e aspecto lembram o regente deste signo.

Virgem - O ranúnculo possui propriedades para reforçar o eu e a identidade de quem, como os nativos de Virgem, tem tendência para duvidar de si e subestimar-se. A chicória fasta dos estados depressivos e estimula as funções digestivas. A digital purpúrea, também chamada "dedo-da- Virgem", segundo a lenda, Maria utilizou-a para curar uma ferida no seu dedo polegar. Possui virtudes para proteger o bem-estar e saúde.

Balança - A dália está relacionada com este signo pelo seu aspecto harmonioso e perfume subtil. A rosa com o seu perfume profundo e penetrante simboliza o amor eterno. A violeta crescia entre as rosas e jasmins no jardim onde Hades/Plutão sequestrou Perséfone. Utilizava-se para fazer poções de amor.

Escorpião - O crisantemo "flor de ouro" é um simbolo de plenitude, perfeição e imortalidade. Também é conhecida como flor de todos-os-santos e é o emblema da vida eterna. A orquidea é considerada a flor da paixão amorosa e sensual. Na Idade Média, as infusões feitas com o tubérculo desta flor eram utilizadas como afrodisíacos. A dormideira possui virtudes nárcoticas e alucinógenas. Relaciona-se com o sono, o esquecimento, a morte e a ressurreição.

Sagitário - A angélica é a flor do arcanjo Rafael, o que cura. A sua lenda conta que revelou as virtudes desta flor para vencer a peste. É considerada agente de união entre a vida material e espiritual. O jasmim simboliza a felicidade e prosperidade. As suas propriedades medicinais favorecem o despertar e a clareza da inteligência e faculdades superiores do espírito. A calêndula também chamada de maravilha, É a flor da felicidade e da providência. A tinta retirada da calêndula desinfecta, cicatriza e cura as feridas.

Capricórnio - A capuchinha é conhecida pelas suas virtudes tonificadoras e estimulantes das energias vitais. Favorece a flexibilidade e a abertura de espírito e combate o envelhecimento. O azevinho simboliza o renascimento do dia e da luz. É sinal de felicidade, longa vida e riquezas conseguidas pelo esforço. A malva, segundo Plínio o Velho, escritor e naturalista do séc. I d.c, " quem beber, todos os dias, meio copo de seiva de malva livra-se de todas as enfermidades".

Aquário - O loureiro, na Grécia era dedicado a Apolo, que o mastigava para realizar os seus oráculos. Em Roma era dedicado a Júpiter e simbolizava as honras. A primavera está relacionada com o segundo signo do Inverno porque simboliza a esperança, as renovação, as aspirações e os projectos. A verbena, porque reflecte a luz solar, os antigos romanos para se protegerem dos raios ultra violeta, utilizavam um unguento à base de verbena. Também alivia a dor das cãibras e fadiga.

Peixes - A papoila desde os tempos da Antiguidade, é conhecida por acalmar os distúrbios emocionais e o sono. O miosótis relaciona-se com a memória e a vivacidade de espírito e também com a fidelidade e a constância. Afasta os estados de angústia e ideias negras. A sálvia é a planta que "salva" e cura todos os males. Os médicos da Antiguidade e os fisioterapeutas modernos estão de acordo em que possui virtudes universais.


fonte: Aprender e conhecer a Astrologia, ed. Salvat

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mercúrio em Virgem e Mercúrio na casa VI


Mercúrio em Virgem, dá às pessoas que o têm no mapa natal, a necessidade de fazer auto análise e auto critica. As pessoas com esta posição de Mercúrio no seu mapa podem ser analistas ou cientistas. São eficientes, críticos e organizados. As suas mentes funcionam de uma forma lógica e prática. Têm facilidade de lidar com assuntos e pormenores que necessitem de minúcia e detalhe. Têm muitas vezes habilidade manual. Utilizam da melhor maneira os materiais e as técnicas disponíveis fazendo-o de forma metódica e prática. Procuram aperfeiçoar-se naquilo que empreendem. Têm necessidade de se sentirem úteis e que o seu trabalho seja reconhecido e apreciado.

Quem tem Mercúrio na casa VI (casa de Virgem) gosta do rigor, da eficiência, da economia, do detalhe e do método. São pessoas mais fadadas para trabalhos rigorosos do que criativos. As pessoas têm tendência para fazer introspecção e análise perante as situações e os problemas que se lhes deparam no quotidiano. Têm tendência para o perfeccionismo. São críticos e muito exigentes consigo mesmos e com os outros. As tensões e o nervosismo podem dar origem a que tenham problemas de saúde.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Primeiro Decanato do Aquário


O primeiro decanato do signo de Aquário é representado por uma mulher a fiar sobre um rochedo; evoca um espirito ansioso, a avidez de ganhar, o facto de nunca se repousar, o trabalho, os prejuizos, a pobreza e a mesquinhez;
É regido por Vénus.

fonte: Dicionário dos Simbolos, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant