segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Simbolismo do Signo de Aquário


O signo de Aquário simboliza a solidariedade colectiva, a cooperação, a fraternidade e o desapego em relação às coisas materiais. O seu regente tradicional é Saturno, ao qual se acrescentou, depois da sua descoberta, Úrano.

A figura representativa deste signo é um ser humano perfeito, sob os traços de um velho sábio que transporta, debaixo dos braços ou nos ombros, uma ou duas ânforas; estes recipientes inclinados derramam a água de que estão cheios. Mas esta água é totalmente aérea e etérea, e nela participa tanto o carácter fluido do ar como a natureza mole e frouxa da água. Este meio aqui invocado aplica-se às águas do ar espalhadas pelas ondas e ao fluido do oceano aéreo em que estamos imersos.

A matéria intima deste tipo zodiacal é fluída, leve, etérea, volátil, transparente, toda de uma limpidez espiritual, poder-se-ia dizer: angélica. Contém o dom do desapego de si próprio acompanhado de altruísmo, o sentido da amizade, a dedicação social. Existe também um Aquário uraniano, prometaico, que é o indivíduo das vanguardas, de emancipação, da aventura.



fonte: Dicionário dos Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mercúrio em Leão e Mercúrio na casa V


Mercúrio está em queda em Leão. Quem tem Mercúrio em Leão é muito afirmativo e activo. Tem sentido da individualidade. Normalmente são pessoas exaltadas, apaixonadas. São pessoas calorosas e afirmativas. Expandem os seus pensamentos de forma livre e aberta. Necessitam de chamar à atenção e procuram o reconhecimento exterior para o seu estilo pessoal de análise das suas ideias. Quando são contrariadas têm tendência para defender as suas opiniões de forma ostensiva e por vezes arrogante.

As pessoa que tem Mercúrio na casa V, casa de Leão, gostam de crianças. Poderam escolher para profissão serem professores ou actores. Têm convicção, brilho, paixão. Necessitam demonstrar as suas habilidades de uma forma criativa seja através do gesto, da palavra ou da escrita. Têm necessidade de desenvolver certas capacidades de expressão que demonstram o seu sentimento e pensamento sobre a vida. São no geral alegres, com presença de espírito.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Saturno em Balança


Hoje:
Saturno está a 17º14', no signo de Balança - retrogrado
A Lua entra em Escorpião

Saturno em Balança (casa VII)
Saturno está na sua Casa de exaltação, o que dá a quem o tem nesta posição, responsabilidade conjugal. A pessoa que tem Saturno no signo de Balança, ou na Casa VII, tem grande noção de partilha das responsabilidades. Tem tendência para exigir muito dos outros. Estas pessoas são muito atentas nas suas relações afectivas e necessitam que os outros lhe provem o amor e respeito que lhe têm. Gostam de investir a longo prazo. Ou são protectores ou têm necessidade de serem protegidos. Podem ter tendência para casar com pessoas mais velhas ou mais novas. Esta posição de Saturno dá realismo ao sentido amoroso, dá necessidade de haver um contrato social e dá rigor.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mercúrio em Caranguejo e Mercúrio na casa IV


Mercúrio em Caranguejo, dá as pessoas que o têm nesta posição na sua carta do céu, uma imaginação fecunda. São pessoas que têm muito boa memória. A sua mente é receptiva às emoções e valores do sentimento. O seu pensamento funciona mais pela intuição do que pela lógica. O sentimento dá significado e valor àquilo que apreendem do exterior, à forma como expressam e comunicam as suas ideias. São geralmente pessoas prudentes e reservadas. Têm boa capacidade de transmitir por forma oral ou escrita a sua imaginação, expressa através de uma riqueza de imagens e símbolos. Quando estas pessoas estão inseguras deixam-se levar pelas suas emoções perdendo objectividade e assumindo por vezes comportamentos menos racionais.


Mercúrio na casa IV (casa de Caranguejo)
Quem tem Mercúrio na casa IV gosta de comprar livros ou de viver no meio de livros. Poderá ter de fazer mudanças de casa frequentes. Estas pessoas têm uma forte memória emocional. Têm normalmente fortes relações familiares. Podem ter tido na sua infância e juventude um ambiente familiar com raízes intelectuais ou um lar bastante movimentado por pessoas ou ideias. Existem elos de ligação com a tradição, familiar, cultural ou ancestral e uma necessidade de consciencializar valores pertencentes ao passado para que estes sejam integrados numa nova estrutura mental. Podem vir a escolher como profissão a escrita de prosa ou poesia, o estudo da historia ou a hotelaria.

Hoje a Lua encontra-se em quarto minguante

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mercúrio em Gémeos e Mercúrio na casa III


Mercúrio em Gémeos

Quem tem no seu mapa Mercúrio em Gémeos, é uma pessoa curiosa, instável, com necessidade de questionar tudo. A não ser que Mercúrio esteja mal aspectado a pessoa tem uma boa capacidade de expressão oral ou escrita. Tem curiosidade mental e interesse pelo conhecimento. Comunica através de processos lógicos de pensamento e analisa as situações de forma rápida e directa. Pode também ter tendência para ser uma pessoa distraída faltando-lhe às vezes poder de concentração. Regra geral são pessoas extrovertidas na sua relação com os outros.

Mercúrio na casa III (casa de Gémeos)

Esta posição de Mercúrio num mapa astral é uma posição óptima, porque está em casa. Estas pessoas têm capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Gostam de estudar, de saber e têm curiosidade intelectual. Têm boa relação com os irmãos. São mentalmente lógicas e racionais. Têm um espírito vivo, comunicativo, observador e sempre atento aos mais pequenos pormenores. Os aspectos que outros planetas fazem com Mercúrio dá uma ideia mais clara da facilidade ou da dificuldade da apreensão e comunicação destas pessoas. Têm habilidade para contactos, comunicação e para o ensino.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mercúrio em Touro e Mercúrio na casa II


Mercúrio em Touro, dá à pessoa que o tem neste signo no seu mapa do céu, uma mente reflexiva e pragmática. A pessoa apreende as coisas lentamente mas de forma profunda. Necessita de assimilar as ideias e de digeri-las para que elas ganhem consistência. Precisa de ver para crer e de ter os pés bem assentes na terra. Regra geral comunica de forma cautelosa. A determinação com que defende as ideias pode tornar-se em teimosia por se agarrar demais aos factos ou situações já suas conhecidas. A sua sensibilidade pode levá-lo a desenvolver o lado imaginativo juntamente com o aspecto mais prático.

Mercúrio na casa II (casa de Touro)
As pessoas que têm Mercúrio na casa II gostam de conquistar, de medir, de ponderar, de referências. São mais pragmáticos do que idealistas. São obsessivos. Têm habilidade para lidar com o lado material da vida, tanto ao nível financeiro como a assuntos de natureza comercial. Podem desenvolver as suas capacidades intelectuais aplicadas ao campo dos negócios ou factores em que a comunicação esteja acentuada. Podem ter o espírito de coleccionadores. Os seus interesses mentais está relacionado com o domínio das posses.
Mercúrio encontra-se a 13º47' de Capricórnio

sábado, 22 de janeiro de 2011

Signo de Aquário


O signo de Aquário teve início no dia 21 de Janeiro e termina a 19 de Fevereiro.

O Aquário é um signo fixo e tem por elemento o Ar. Condensa em si as experiências sociais e colectivas ao nível do pensamento e das ideias. Do ponto de vista ideal simboliza a solidariedade colectiva, a cooperação, a fraternidade e a igualdade. É um signo em que a parte individual ganha a sua mais alta expressão através do afastamento de si pela participação e integração no grupo. O nativo de Aquário é em geral é um óptimo pensador e preconiza um estado ideal de sociedade. É um defensor do progresso e dos direitos humanos, cultiva o espírito cientifico e tenta encontrar um padrão de vida que se adeqúe às leis universais. Quando funciona em grupo é um elemento bastante activo e com boas capacidades de coordenação e de liderança. Luta pelo progresso e preza bastante a sua liberdade individual. A originalidade e a excentricidade, acompanhadas de uma independência de espírito parecem ser as características dominantes dos que nascem sob a influência deste signo. Possui um espírito inventivo e fantasista, sendo bastante rico do ponto de vista intelectual. É revolucionário e anticonformista por natureza. Por vezes as suas opiniões podem ser de difícil realização imediata, senão mesmo utópicas. Apesar de pouco adaptado às convenções sociais o seu carácter é aberto e franco. Na vida quotidiana o seu estilo de vida diferencia-se marcadamente do da maioria das pessoas. Ao longo da sua vida o seu destino poderá passar por grandes mudanças. A sua mentalidade é própria dos ideólogos, artistas e cientistas virados para o futuro e as grandes descobertas de vanguarda. É criativo e gosta da descoberta. Como profissão adequada a este signo pode escolher ser sociólogo, etnólogo, político, professor, engenheiro, artista.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mercúrio no Mapa Natal - Mercúrio em Carneiro


Mercúrio no Mapa Natal
A casa e o signo onde está Mercúrio, indica a área da experiência pessoal para a qual a comunicação e os pensamentos são canalizados. O signo, casa e aspectos revelam a facilidade ou a dificuldade que cada um tem na forma como elabora a linguagem e o discurso. A posição deste planeta permite analisar se há tendências ou não para uma expressão verbal clara e lógica, se a comunicação tende para a oralidade, escrita, artes.

Mercúrio em Carneiro
Mercúrio em Carneiro acciona as capacidades de impulso. A pessoa que tem no seu mapa esta posição de Mercúrio, sente necessidade de se afirmar. É uma posição activa. Mercúrio em Carneiro dá uma mente viva e um raciocínio rápido. As faculdades intelectuais actuam de maneira mais intuitiva do que lógica. A mente da pessoa está em geral aberta a novos estímulos e a novos projectos. Pode acontecer-lhe com bastante frequência agir primeiro e só depois pensar nas consequências. Comunica de maneira espontânea, livre e directa. A pessoa, devido à sua impaciência e necessidade de extroversão, exprime logo através de palavras e actos o que pensa acerca das situações em que se envolve. Isto pode dar origem a ter com os outros algumas disputas.

Situação semelhante é a de quem tem Mercúrio na casa I, que é a casa associada ao signo de Carneiro.

Mercúrio na casa I
As pessoas que têm Mercúrio na casa I são inquietas, que não conseguem estar paradas. Têm uma grande necessidade de comunicação. São expansivas. Têm grande curiosidade acerca da vida e interrogam-se frequentemente sobre o porquê das coisas. Têm tendência a racionalizar tudo o que se passa à sua volta. Transmitem as suas ideias de forma directa e franca. Podem alterar o seu comportamento quando mudam a sua forma de pensar.

19 Janeiro 2011 - Lua Cheia

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Transitos dos planetas lentos pelas casas


Quando Úrano, Neptuno ou Plutão começam a entrar numa casa, há muitas vezes uma mudança perceptível na sua vida, relacionada com esse planeta e a casa onde ele estiver entrando.

Com Saturno e Júpiter em transito, enquanto estão numa determinada casa eles normalmente representam na vida da pessoa transformações importantes relacionadas com aquela casa durante todo aquele período. Júpiter tem um ciclo de doze anos e fica, em média, um ano em cada casa. Saturno vai estar numa casa por mais ou menos dois anos e meio.

A influencia de Júpiter e Saturno são opostas. Júpiter expande e Saturno comprime.

Onde Júpiter estiver em transito, a pessoa vai querer melhorar e ampliar as coisas.

Saturno transitando por uma casa e também quando faz um aspecto com um planeta do mapa natal, vai dar à pessoa uma compreensão das coisas mais ampla e abrangente. Onde quer que Saturno esteja vai fazer sentir uma necessidade de definir as coisas, de viver no presente, aprender a ser paciente, a ser mais sensato. Uma das frases-chave de Saturno é construir através do esforço.

fonte: Stephen Arroyo, em Relacionamentos e Ciclos da Vida


hoje:

Júpiter - 29º10' de Peixes

Saturno - 17º10'Balança

Úrano- 27º27' Peixes

Neptuno - 27º16' Aquário

Plutão - 5º56' Capricórnio

domingo, 16 de janeiro de 2011

Marte em Aquário e Mercúrio em Capricórnio


Marte entrou hoje no signo de Aquário

As pessoas que no seu mapa do céu têm Marte em Aquário, são liberais, abertas a novas formas de conhecimento. São atraídas pela liberdade. São capazes de encarar novas formas de ver a vida. São muitas vezes atraídas pela política.

Mercúrio entrou no signo de Capricórnio no passado dia 14.
Quem tem no seu mapa natal Mercúrio em Capricórnio provavelmente teve uma adolescência mais fechada e isolada. São pessoas que gostam do rigor e muitas vezes são desconfiadas. Alguns dos problemas que vão enfrentar ao longo da vida são devidos ao seu cepticismo e desconfiança. Gostam de ver para crer. São disciplinadas e gostam de fazer planos rigorosos. Têm uma mente prática e objectividade de análise. O seu pensamento é interiorizado e concentrado podendo no entanto manifestar sinais de extroversão na forma clara e concisa como exprimem as suas ideias. A sua actividade mental está essencialmente virada para os problemas concretos da existência. Tem tendência para classificar e seleccionar, o que está patente nos seus estudos e pesquisas que normalmente se apresentam de forma pragmática e organizada. São pacientes e persistentes procurando a estrutura e a segurança de que tanto necessitam.

sábado, 15 de janeiro de 2011

A Lua e o passado


Há um velho ensinamento esotérico segundo o qual o signo onde a Lua está situada na vida atual corresponde ao signo no qual o Sol estava situado na última vida anterior.

Há um certo valor na interpretação deste ensinamento num sentido simbólico, pois a Lua representa uma ligação com a nossa infância, com a nossa hereditariedade e com as nossas raizes, e geralmente sugere uma área onde a necessidade de segurança e o sentimento de continuidade com o passado são claramente expressados.

Liz Greene, em Saturno, Ed. Pensamento

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Nostradamus


Miguel de Nostredame, tornado célebre sob o nome de Nostradamos, nasceu numa quinta feira, em 14 de Dezembro de 1503, em Saint-Rémy-de-Provence. Diz-se que a primeira educação lhe foi dada por Jean de Saint-Rémy, seu bisavô, famoso como médico, e que conhecia Astrologia.
Estudou em Avinhão, onde viveu em casa de uma tia, a qual casou com um tintureiro, o que o fez interessar-se pelas cores. Foi em seguida estudar Medicina em Montpellier. Aos 44 anos vive do exercício da medicina e do fabrico e venda de tintas, cremes e pós de beleza assim como de “pílulas de Hércules”.
Ocupa as noites a estudar os astros devido ao facto de sofrer de insónias. Por fim redigiu e vendeu almanaques que para além de conterem o calendário, tinham previsões relativas ao ano.
Cerca de 1555, escreveu e publicou as célebres Centúrias, que são grupos de cem quadras proféticas.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Kepler


Johannes Kepler nasceu a 27 de Dezembro de 1571 em Suábia, no Sudoeste da Alemanha. Aos 24 anos era diplomado pela Universidade de Tübingen, e torna-se professor de Matemáticas e Astronomia em Gratz. Durante os quatro anos da sua estada em Gratz, foi encarregado da publicação de um calendário anual, almanaque, de previsões astrológicas. De Kepler, disse Arthur Koestler, na sua obra “ Os Sonâmbulos” - “ A Astrologia teve um papel importante e por vezes dominante na vida de Kepler”.
Kepler escreveu -«Nada existe e nada acontece no céu visível, que não seja sentido de uma maneira qualquer, escondida pelas faculdades da Terra e da Natureza…»
«De que maneira a configuração do céu, no momento do nascimento , determina o carácter? Age sobre o homem durante a vida, como os fios que um camponês ata, ao acaso, em volta das abóboras, no seu campo: os nós não fazem crescer a abóbora, mas determinam-lhe a forma. Da mesma forma o céu: não dá ao homem os seus hábitos, a sua história, a sua felicidade, os filhos, a riqueza, a mulher… mas ele afeiçoa a sua condição…»

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os planetas e idade


Em cada vida humana, existem sete idades, às quais correspondem sete planetas.

Do nascimento até aos quatro anos: crescimento, junto do seio maternal. Influência da Lua.
Dos 5 aos 14 anos: educação. Influência de Mercúrio;
Dos 15 aos 22 anos: idade para prolongar a espécie, para o amor e os filhos. Influência de Vénus;
Dos 23 aos 42 anos: período das realizações pessoais e da plenitude da personalidade. Influência do Sol.
Dos 43 aos 57 anos: a combatividade e a ambição dominam. Influência de Marte;
Dos 58 aos 69 anos: maturidade, autoridade, reputação. Influência de Júpiter;
Dos 70 aos 99 anos: sabedoria, paciência, meditação. Influência de Saturno.

Fonte: Michèle Curcio, em Dicionário de Astrologia

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Homem –Zodiaco


Os nossos antepassados que criaram a astrologia, criaram a partir da sua observação correspondências entre os signos do Zodíaco e o corpo humano. Verificaram que cada um dos nativos de cada signo tinha essa parte do corpo sensível ou notável.

Esse homem –Zodíaco apresenta-se assim:

A cabeça corresponde ao Carneiro;
A boca, a garganta, o pescoço ao Touro;
Os ombros e os braços ao Gémeos;
Os brônquios, o estômago e o diafragma ao Caranguejo;
O coração ao Leão;
Os intestinos à Virgem;
O plexo solar à Balança;
O aparelho reprodutor e urinário ao Escorpião;
As coxas ao Sagitário;
Os joelhos e outras articulações ao Capricórnio;
A barriga das pernas ao Aquário;
Os tornozelos e os pés ao Peixes.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Afinidade entre metais e os signos do Zodiaco


Em Astrologia, considera-se haver uma afinidade entre certos metais e certos signos do Zodiaco. Esta afinidade tem sido utilizada na confecção de talismãs.

Ao Carneiro, corresponde o ferro;
Ao Touro, corresponde o cobre;
Ao Gémeos, corresponde o mercúrio;
Ao Caranguejo, corresponde a prata;
Ao Leão, corresponde o ouro;
À Virgem, corresponde o mercúrio;
À Balança, corresponde o cobre;
Ao Escorpião, corresponde o aço;
Ao Sagitário, corresponde o estanho;
Ao Capricórnio, corresponde o chumbo;
Ao Aquário, corresponde a platina e o urânio;
Aos Peixes, corresponde o estanho;

Fonte: Michèle Curcio, em Dicionário de Astrologia

domingo, 9 de janeiro de 2011

Simbolismo e mitologia do Capricórnio


Todas as tradições relativas a este signo estão de acordo em expressar o seu duplo valor e duplo significado.
O duplo carácter do Capricórnio encontra-se no deus Pã, que na mitologia, representa o simbolismo deste signo.
Quando o deus Pã se encontrava à beira de um rio, foi assustado por Tifo. Tifo era o adversário dos deuses. Esta criação mitológica representava a noite em relação ao dia, a sombra oposta à luz, em cada ser os maus instintos em oposição ao bem. Vendo Tifo, Pã mergulhou no rio; dissimulou-se aí ou, melhor, disfarçou a parte inferior do corpo; pois o demónio pessoal é o «eu» invertido; deste modo, simbolicamente, a nossa metade inferior. Do deus Pã, subsistiu a cabeça e a metade suprior do corpo, lembrando uma cabra; a parte imersa tomou a aparência de um animal aquático. É a parte escondida do nosso ser.
Encontramo-nos, assim, face a uma personagem com dois aspectos: duas faces, como Janus, que tinha duas caras, uma que olhava para o passado e outra que se voltava para o futuro, e que se celebrava em Janeiro, portanto sob o signo do Capricórnio.
Existe um outro mito do Capricórnio sob o nome de Aigoceros ou Amalteia. Trata-se de uma cabra mágica que tinha alimentado Júpiter quando estava escondido numa gruta com sua mãe Réa, no monte Ida para evitar que o pai o matasse. Em adulto, Júpiter amou a sua ama de leite e dela teve um filho, Egipian, que mais tarde o ajudou na sua luta contra Saturno e os Titãs.

Fonte: Michèle Curcio, em Dicionário de Astrologia

sábado, 8 de janeiro de 2011

Vénus em Sagitário


Hoje Vénus entre em Sagitário

Vénus em Sagitário - no mapa natal

Quando alguém tem Vénus em Sagitário, no seu mapa natal, tem a capacidade de ultrapassar os problemas. Regra geral é possuidor de optimismo. As pessoas com esta localização de Vénus no seu mapa, são profundas e tiram experiência da vida. Têm um espírito filosófico. Têm sorte. Pode também significar, que podem vir a ter na vida uma segunda oportunidade de uma boa relação, se a primeira falhou.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Breve história da Astrologia

Nascida na Caldeia, a Astrologia parece ter passado em seguida ao Egipto, onde foi particularmente florescente, sendo as religiões egípcias largamente apoiadas nos fenómenos celestes. Do Egipto, em consequência de irem os Gregos completar nesse país os seus estudos, passou rapidamente à Grécia; o contributo da Grécia é de primeira importância, principalmente no que respeita ao Zodíaco, que está solidamente baseado no mitologia grega ou que inspirou essa mitologia, que apresenta com ela conexões muito belas e profundas, particularmente úteis na interpretação dos signos. Notar-se-á que os planetas têm os nomes das divindades gregas, mesmo quando esse nome nos chegou sob a forma latina. Transposta de seguida para o império romano, para a Europa Ocidental e a seguir para a Europa Central e Oriental.
Sob a forma por que a conhecemos actualmente, é muitas vezes chamada «astrologia mediterrânica».
Na Idade Média foi perseguida, mas aguentou-se, sendo frequentemente confundida com a astronomia.
No Sec. XVI não havia nenhum soberano que não tivesse o seu astrólogo particular. O astrónomo de Luís XI chamava-se Galeotti, o de Catarina de Médicis era Cosimo Ruggieri.


Fonte: Michèle Curcio, em Dicionário de Astrologia

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lua Nova


Hoje, às 6 horas, a lua mudou de Quarto Minguante para Lua Nova e ficará assim até o próximo dia 12. A Lua entrou no signo de Capricórnio.
As pessoas que tenham a sua Lua natal no signo de Capricórnio têm medo de se expor. Têm medo de sofrer. São disciplinadas e com uma imaginação muito prática. Têm medo de cair no ridículo. Poderão ter problemas na infância com a mãe. Poderão também sofrer na infância e por isso abrir-se com muita dificuldade. Esta é uma das posições mais difíceis para lidar com a vida emocional e sentimental. Predispõe a sensações de carência emocional e à sensação de que em alguma fase da vida estiveram indefesas e desprotegidas. Em muitos casos as pessoas que têm a Lua em Capricórnio tiveram de assumir responsabilidades precocemente. Pelas circunstâncias e pelo hábito criaram muralhas à sua volta e um certo desfasamento entre a vida íntima e pessoal e a vida exterior. Como ao mesmo tempo são pessoas sensíveis apercebem-se facilmente do conflito existente com o mundo exterior. A segurança emocional é preenchida em regra pelo grau de responsabilidade que assumem perante a vida. Aprender a lidar com as emoções é uma necessidade que só é resolvida pela renúncia pessoal e pela capacidade de saber fluir perante as situações. No entanto para isso necessitam de superar o auto controlo e as constantes defesas emocionais.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

As fases da Lua


A Lua com as suas quatro fases, os seus oito tipos e suas 28 moradas é uma boa fonte de análise para os astrólogos.
As 4 fases Lunares
1. Lua Nova - astronómicamente tem lugar no dia em que a Lua nasce e põe-se ao mesmo tempo que o Sol. Astrologicamente tem lugar no momento em que o Sol e a Lua se encontram no mesmo grau do Zodiaco, isto é estão em conjunção.
Quando uma pessoa tem no seu mapa natal o Sol em conjunção com a Lua, descobre-se a si própria e não se sente nem identificada com o seu pai nem com a sua mãe. Tem muita criatividade. Tem acentuados os traços de sensibilidade, mas também pode demonstrar alguns indícios de subjectivismo e egoísmo do caracter. Na melhor das hipóteses é uma pessoa íntegra e com grande sentido do valor pessoal.

2. Quarto Crescente - astronomicamente tem lugar no setimo dia após a Lua Nova. Astrológicamente tem lugar na altura em que o Sol e a Lua fazem um ângulo de 90º, estão em quadratura.
Quando uma pessoa tem no seu mapa natal o Sol em quadratura à Lua a expectativa amorosa é um processo complicado a nível do seu ego. Indica insatisfação e tensão interior uma vez que pode sentir que a sua vontade e o seu sentimento nem sempre estão de acordo. Pode acontecer que tenha tinha na infância distúrbios emocionais na relação com os pais, correndo o risco de que essas limitações venham a condicionar a sua auto expressão. Deverá fazer um esforço por integrar dentro de si situações do passado que têm de ser resolvidas.
.
3. Lua Ceia -tem lugar astronomicamente 14 dias depois da Lua Nova, isto é, no dia em que enquanto o Sol se põe nasce a Lua e vice-versa. Astrológicamente tem lugar no momento em que o Sol dista 180º da Lua, estão em oposição.
Quando uma pessoa tem, no mapa do céu natal, o Sol em oposição à Lua a sua relação exterior está em conflito. Há uma divisão entre o mundo da razão e o dos sentimentos. São muito sensíveis às fases da lua. São pessoas muito vulneráveis e sensíveis. Têm muitas vezes uma saúde irregular. Há alturas em que sente que a sua vontade lhe diz uma coisa e o seu sentimento lhe diz outra.
.
4. Quarto Minguante - astronomicamente tem lugar após 21 dias em relação à Lua Nova. Astrológicamente faz com o Sol um ângulo de 90º, está em quadratura.

Os 8 tipos lunares - são Lua Nova, Lua Crescente, Quarto Crescente, Lua Corcunda, Lua Cheia, Lua Propagadora, Lua Minguante, Quarto Minguante.
As 28 moradas lunares correspondem às 28 posições da Lua num ciclo lunar ou lunação, isto é, uma revolução completa da Lua à volta da terra.

Quando num mapa natal a Lua, na Lua Crescente ou Minguante, faz um ângulo de 60º ou de 120º com o Sol, isto é está em trigono ou sextil a pessoa tem uma estrutura que resiste a todos os problemas e males. Transforma o mal no bem. Tem boa saúde. Consegue regenerar os problemas. Tem harmonia e equilíbrio tanto a nível interior como exterior. Consegue ter boas relações com as pessoas do sexo oposto. Possui certa habilidade para lidar com pessoas em assuntos que envolvam tacto e diplomacia. É confiante e optimista, tendendo a conciliar e moderar situações tanto a nível pessoal como social.

Hoje o Sol encontra-se a 12º14' de Capricórnio


sábado, 1 de janeiro de 2011

O misterioso Livro da Vida


As tradições, tanto escritas quanto orais, das diferentes religiões do mundo, fazem referência a um misterioso Livro da Vida, que todo o homem é capaz de ler (desde que tenha chegado a um certo grau de sabedoria).

Tratar-se-ia de uma espécie de "memória" do universo, uma colecção de registos vibratórios, onde se encontra escrito tudo o que concerne à criação do mundo, e todos os acontecimentos que o agitaram desde então. Cada ser vivo, cada um dos seus feitos e gestos, cada um dos seus pensamentos está inscrito neste Livro da Vida.

No Apocalipse de João (V.I.):" Vejo na mão direita daquele que se assenta no trono um livro enrolado, escrito na frente e no verso, e selado com sete selos."

Na tradição indiana, o Livro da Vida chama-se o Akasha. Cayce dizia nas suas consultas que podia ler no Livro da Vida.


Dorothée Koechlin Bizemont, em Astrologia Cármica